Para que serve o cálculo numérico?

Para que serve o cálculo numérico?

O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter à solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.

O que se aprende em Cálculo Numérico?

O cálculo numérico envolve as operações da adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, envolvendo os números reais. Os cálculos envolvendo frações, também são abordados e explorados de forma complexa.

Qual a relação dos métodos numéricos e as equações diferenciais?

A utilização de métodos numéricos para a solução de equações diferenciais ordinárias com problema de valor inicial é de fundamental importância e será resolvido através do método de diferenças finitas, sendo que a ideia geral desse método é a discretização do domínio e a substituição das derivadas presentes no problema ...

Qual a importância do cálculo Numerico na engenharia civil?

O Cálculo Numérico não determina um valor absoluto, mas sim uma margem aceitável dentro da qual se pode trabalhar, sem que as coisas saiam do controle. Duas áreas distintas onde o Cálculo Numérico é utilizado são na Análise de Predição e Determinação de Design de sistemas.

Mais tópicos