Qual a finalidade do líquido de arrefecimento?

Qual a finalidade do líquido de arrefecimento?

O fluido para radiador desempenha um papel essencial no sistema de arrefecimento do veículo. Trata-se de um produto químico a base de polietilenoglicol, que é misturado com água e utilizado para proteger as partes internas e metálicas do motor.

Quais os tipos de arrefecimento?

TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.

Quando fazer a limpeza do sistema de arrefecimento?

Antes da troca do fluído de arrefecimento, é necessário realizar a limpeza de todo sistema arrefecimento do veículo, passando água limpa por todo o sistema e drenando-o totalmente.

Como funciona o sistema de arrefecimento do motor a diesel?

O Sistema de arrefecimento tem como objetivo retirar o excesso de calor do motor mantendo a temperatura na faixa de 85º a 95º C. Os meios arrefecedores usados são o ar e a água. O meio arrefecedor entra em contato com as partes aquecidas do motor, absorver calor e transfere para o meio ambiente.

Como funciona o sistema de radiador do carro?

O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.

O que faz baixar água do radiador?

Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.

Quando acaba a água do radiador o que acontece?

Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. ... Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

O que fazer quando seca a água do radiador?

Desligue o veículo e aguarde cerca de 10 – 15 minutos. Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada, algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico. Depois disso, ligue o carro para ver se a temperatura irá subir, caso aconteça, poderá ser um problema mecânico.

Quando baixa a água do radiador?

Quando baixa a temperatura, ele reduz o volume e é aspirado de volta para o radiador. Então, nos dias atuais, se o nível baixa com frequência, é sinal de vazamento no sistema. Ao contrário do passado quando, semanalmente, era necessário completar a “água do radiador”.

O que fazer quando queima junta do cabeçote?

Para detectar se realmente a junta está queimada, basta utilizar um testador de vazamento de combustão. Este aparelho detecta a presença de fluído de arrefecimento nos gases de escape. Depois de detectado, há três soluções para o problema: a retífica do cabeçote, retífica do bloco ou a troca da junta.

Quanto custa um serviço de cabeçote?

Os preços também variam de acordo com o serviço. Uma simples solda do bloco custa em média R$ 480, chegando a R$ 1.

Como é feita a retífica do cabeçote?

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.