O que são polímeros termoplásticos e Termorrígidos?

O que são polímeros termoplásticos e Termorrígidos?

Os termorrígidos, conhecidos também como termofixos ou termoendurecidos, são plásticos cuja rigidez não se altera com a temperatura, diferentemente dos termoplásticos, que amolecem e se fundem. Em determinadas temperaturas, os polímeros termorrígidos se decompõem e não podem ser fundidos e/ou remoldados novamente.

O que acontece quando os polímeros termoplásticos são aquecidos?

Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A desvantagem está na sensibilidade ao calor. Neste caso, a alta temperatura influi negativamente na estrutura do material, tornando-o pouco resistente.

Qual é a constituição de um polímero?

Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar a macromolécula polimérica. As unidades repetitivas, chamadas de mero, provem da estrutura do monômero.

Qual a diferença entre polímeros e monômeros Cite exemplos?

Os monômeros são pequenas moléculas capazes de se ligarem com outros monômeros, originando os polímeros (moléculas maiores). A união de duas moléculas do monômero recebe o nome de dímero. Vejamos um exemplo: A união de três moléculas do monômero recebe o nome de trímero.

Qual a diferença entre polímeros e monômeros?

Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização.

Mais tópicos