O que é o corpo estriado?

O que é o corpo estriado?

Massa de substância cinzenta, situada em cada hemisfério cerebral e atravessada por diversas estrias, e constituída pelo núcleo caudado e pelo núcleo lenticular.

O que são núcleos de base?

Os Núcleos da Base são definidos como um conjunto de núcleos formados por substância cinzenta (corpos de neurônios) envoltos por substância branca (fibras axonais) dos hemisférios cerebrais. Eles são fundamentais para o controle do movimento corporal.

O que são núcleos Lentiformes?

O núcleo lenticular ou núcleo lentiforme corresponde ao putâmen e ao globo pálido. É uma grande massa de substância cinzenta, em forma de cone, disposta lateralmente à cápsula interna.

O que é o globo pálido?

O globo pálido (do latim Globus pallidus) também chamado de paleoestriado é uma estrutura sub-cortical do cérebro que integra o telencéfalo. Junto com o subtálamo forma o sistema extrapiramidal, parte importante na coordenação motora.

Qual a diferença entre gânglios nervosos e núcleos nervosos?

Sabemos que acúmulos de corpos celulares de neurônios dentro do SNC são ditos núcleos. Quando este acúmulo ocorre fora do SNC são chamados de gânglios, como uma dilatação. Cordões esbranquiçados formados de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo. Os nervos têm como função levar ou trazer impulso ao SNC ou do SNC.

O que são núcleos nervosos e tratos nervosos?

Núcleos nervosos: : Os núcleos são aglomerados de corpos de neurônios no SNC. Tratos nervosos: trato nervoso seria o conjunto das células nervosas, os axônios e suas sinapses, ou seja, trata-se de um volumoso feixe de fibras nervosas, todas com a mesma origem e com o mesmo objetivo principal.

O que é trato nervoso?

Conjunto de canais, cordões, vias, feixes ou órgãos que pertencem a um mesmo sistema anatomofisiológico. Feixe nervoso que transporta os impulsos partidos da medula espinal ao córtex cerebral. Feixe de fibras nervosas que conduz os impulsos partidos do cérebro até à medula espinal. ...