O que é indicadores na contabilidade?

O que é indicadores na contabilidade?

Em uma empresa, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que servem para quantificar e analisar o progresso de determinada estratégia ou meta específica, mapeando erros e acertos.

Qual o objetivo dos índices financeiros?

No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento. Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência (ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) são exemplos de indicadores financeiros para negócios.

O que a análise de balanços abrange?

Podemos definir análise de balanço como a aplicação do raciocínio analítico dedutivo sobre os valores dos elementos patrimoniais e suas inter-relações, expressos nas demonstrações contábeis de uma entidade, com a finalidade de conseguir uma avaliação econômico-financeira da sua situação e do andamento das suas ...

Qual o objetivo da análise horizontal?

Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC).

Como interpretar uma análise horizontal?

A Análise Horizontal é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado domo base e tem como objetivo mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas), quando considerada de forma isolada.

Como fazer uma análise do balanço?

Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.

Como fazer análise vertical da DRE?

COMO CALCULAR A ANÁLISE VERTICAL DA DRE Aplicando a fórmula da AV%, chega-se ao percentual de participação das COMPRAS no total das RECEITAS LÍQUIDAS. AV% = (38.

O que é análise vertical e horizontal do balanço patrimonial?

A análise vertical e horizontal do balanço patrimonial de uma empresa é um instrumento de controle que aprimora a compreensão sobre a situação do negócio e aprimora a tomada de decisões.

Quais são as etapas do processo contábil?

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

Como as demonstrações contábeis estão integradas entre si?

a) Apesar de as demonstrações contábeis apresentarem finalidades diferentes, elas se complementam e são consistentes entre si, ou seja, é possível associar os dados de uma demonstração contábil com as outras. O balanço patrimonial é a demonstração que serve como base para a elaboração das demais.

Mais tópicos