Quais as características da derme?

Quais as características da derme?

Em resumo a derme é um tecido conjuntivo frouxo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Mais espessa na palma das mãos e plantas dos pés, possui papilas dérmicas e corpúsculos de Meissner (corpúsculos responsáveis pela sensação do tato) entre outros.

Quais as funções e características da derme?

Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.

Quais são os dois tecidos?

Nos seres humanos, podemos distinguir quatro tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido muscular), os quais se diferenciam pela estrutura de suas células e pelo material extracelular encontrado.

Qual das camadas da pele não possui vasos sanguíneos?

A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme. A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos.

Que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele?

Além disso a pele é formada por três camadas bem definidas e distintas que são a epiderme, derme e hipoderme. Várias substâncias são capazes de atravessar a pele, as substâncias que possuem solubilidade em gordura possuem imensa facilidade de penetração. Essa ação que acontece na pele é chamada de absorção cutânea.

Que tipo de substância consegue atravessar facilmente as camadas da pele?

Para além disso, dado que as substâncias solúveis em gordura conseguem atravessar o manto superficial e chegar facilmente a estas camadas contínuas, existem determinadas substâncias que conseguem ser absorvidas e chegar às camadas profundas da pele ou passar para a circulação sanguínea, um princípio aproveitado para a ...

Como esses produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele?

Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.

O que é permeação na pele?

Segundo Leonardi (2004), "penetração (ou absorção) é um termo utilizado para designar produtos que possuem ação tópica, enquanto permeação cutânea (ou absorção transcutânea) se refere a produtos de ação sistêmica, como os transdérmicos".

Mais tópicos