O que é instabilidade Glenoumeral?

O que é instabilidade Glenoumeral?

A Instabilidade Glenoumeral ou luxação recidivante é uma lesão que ocorre no ombro em tecidos como o lábio da glenóide ou nos ligamentos glenoumerais. Ela ocorre caso o indivíduo já tenha sofrido uma luxação no ombro que tenha causado uma lesão no lábio ou ligamentos.

Quais são as três características que dão a articulação do ombro uma imensa instabilidade?

A articulação do ombro é a maior e mais complexa do corpo humano, possui características como cavidade glenóide rasa e pouca coaptação com a cabeça do úmero que a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar, uma amplitude de movimento de 180º na flexão e abdução e essa grande ...

Por que a articulação do ombro é considerada instável?

Esta é geralmente uma condição que se desenvolve como as pessoas envelhecem e sua cartilagem articular desgasta para baixo. No entanto, também pode ser devido a trauma como uma fratura de cabeça umeral, deslocamento do ombro ou roturas do tendão do manguito rotador.

O que é a articulação do ombro?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Qual o movimento da articulação do ombro?

Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.

Como se comporta uma articulação esferóide?

Articulação Esferoide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro. Existe ainda um outro tipo de articulação chamada Articulação Plana, que permite apenas movimentos deslizantes.

O que é uma articulação esferóide?

Articulação esferóide: também chamada de cotiloide, caracteriza-se por uma estrutura óssea redonda ajustada a uma depressão semelhante a um copo no outro osso. Realiza movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação-circundução.

O que é articulação Multiaxial?

Baseado em sua localização, as articulações podem: se mover para trás e para frente ao longo de um único eixo (uniaxial) se mover ao longo de dois eixos distintos (biaxial) se mover ao longo de todos os três eixos (poliaxial ou multiaxial)

O que é uma articulação biaxial?

- Biaxial – Permite dois eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho. - Poliaxial – Permite três eixos de rotação. Exemplo: Articulação do ombro.

Quais são as articulações Sinartrose?

- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses.

Quais são as articulações móveis e imóveis?

As articulações imóveis são as articulações que que possuem tecido cartilaginoso e/ou fibroso, impedindo quase completamente o movimento, como o púbis. E as articulações semi-móveis são as articulações que possuem lâminas fibrocartilaginosas e ligamentos, como as articulações intervertebrais.

Quais os tipos de articulações totalmente móveis?

Nos vertebrados superiores, as articulações móveis estão revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante. Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. ... O joelho é um exemplo de articulação móvel.