O que o aumento da tireoide faz no organismo?

O que o aumento da tireoide faz no organismo?

O hipertireoidismo é caracterizado por uma disparada na produção dos hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esse aumento acelera o metabolismo e causa diferentes sintomas, afetando até as batidas do coração e o funcionamento do sistema nervoso.

Como saber se você tem problemas na tireoide?

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Como fazer o auto exame de tireoide?

Autoexame da Tireoide

  1. Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do pomo de Adão (gogó). ...
  2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.
  3. Beba um gole d'água.
  4. Ao engolir, observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada.

Quando a tireoide está pequena?

A tireoide pode estar com o volume reduzido devido a uma doença congênita da tireoide denominada de hipoplasia da glândula tireoide. Outra causa para a diminuição do volume glandular é o uso prolongado do hormônio tireoidiano, frequentemente utilizado nos pacientes com hipotireoidismo.

O que pode ser a tireoide diminuída?

Resumidamente quer dizer diminuição da função da tireoide, com redução dos hormônios tireoideanos, o que pode ser observado por aumento de peso inexplicado, falta de disposição/sono exagerado, queda de cabelos, entre outros.

O que acontece quando a tireoide diminui de tamanho?

A causa mais comum do hipotireoidismo é chamada de tireoidite de Hashimoto, nome do médico japonês que a identificou. Como o sufixo “ite” indica, trata-se de uma inflamação da tireoide que provoca a redução paulatina de seu tamanho até a glândula perder sua função.

Mais tópicos