Como se dá a transmissão da amebíase?

Como se dá a transmissão da amebíase?

Os cistos podem ser transmitidos diretamente de pessoa para pessoa, ou de forma indireta pelos alimentos ou pela água. A amebíase também pode se disseminar por sexo oral-anal. Nas áreas com más condições sanitárias, a amebíase é adquirida pela ingestão de alimentos ou água contaminada com fezes.

O que é Balantidiose?

A balantidiose é uma protozoose, ou seja, uma doença transmissível causada por protozoários. O responsável por tal moléstia é chamado Balantidium coli, um protozoário ciliado com alto grau de complexidade. É comum encontrar este parasita em ambientes onde há criação de animais, principalmente suínos.

O que é balantidium?

Balantidium coli: protozoário causador da balantidíase, uma infecção do intestino grosso do homem. Apesar de apresentar distribuição geográfica cosmopolita, ou seja, de ser um protozoário encontrado em todo o mundo, sob variadas condições ecológicas, os casos humanos são observados raramente.

O que é forma cística?

A parede cística parece formar-se sob uma cápsula. O seu interior celular contém de um a quatro núcleos, múltiplos vacúolos, depósitos de glicogênio e lipídeos. As formas císticas têm uma grande variabilidade morfológica e os autores sugerem que isto indica a presença de diferentes espécies de Blastocystis.

O que é blastocystis?

Blastocystis hominis é o agente etiológico da blastocistose. É um protozoário entérico dos seres humanos, sendo o organismo mais comumente encontrado em amostras de fezes. Estudos relatam ser o B. hominis um parasito oportunista em pacientes imunodeprimidos.

O que que é um cisto no ovário?

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquidos que se forma dentro ou ao redor do ovário, e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar.

Qual a causa de cisto no ovário?

Existem várias causas para o surgimento de cistos no ovário, tais como: alterações hormonais, tumores benignos ou malignos, endometriose e hemorragias.

É perigoso cisto no ovário?

Frequentemente encontrado em mulheres em idade reprodutiva, os cistos no ovário são bolsas cheias de líquido que podem se desenvolver em um ou nos dois ovários. Em geral, eles não têm potencial maligno e alguns ocorrem apenas no período menstrual. Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico.

Mais tópicos