adplus-dvertising

O que é o anel de benzeno?

O que é o anel de benzeno?

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.

Como se classificam os hidrocarbonetos?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.

O que é uma substância aromática?

SUBSTANCIAS AROMÁTICAS Devido à sua complexidade e sob o ponto de vista mais prático, consideramos substâncias aromáticas os compostos que possuem aroma ou odor, que dependendo da origem podem ser: A) Naturais: Distinguem-se como as substâncias provenientes dos reinos animal e vegetal.

Qual é a principal característica das substâncias aromáticas?

A principal característica de um composto aromático é um ciclo ou cadeia com 6 carbonos onde existem ligações duplas alternadas entre esses carbonos.

O que significa a palavra aromático?

Aromática é o feminino de aromático. O mesmo que: cheirosa, balsâmica, odorífera, olorosa, perfumada.

Qual é a utilidade do benzeno?

Benzeno (benzene em inglês) é um líquido incolor, inflamável e com um aroma doce. ... Constituinte do petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, petroquímicas, de refino de petróleo e nas companhias siderúrgicas.

Quais os efeitos que o benzeno pode causar?

O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.

O que o benzeno causa no meio ambiente?

Efeitos tóxicos da exposição ocupacional ao benzeno Trata-se de um composto orgânico volátil (COV) altamente inflamável com odor passível de reconhecimento no ar em concentrações que oscilam entre 1,5 – 4,7 ppm e na água a 2,0 ppm (ATSDR, 1997).

Quais os produtos que contém benzeno?

Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos ...

Porque o benzeno é tóxico?

O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

Quais os perigos de inalar gasolina?

Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas.

Onde pode ser encontrado o benzeno?

Ligado aos processo de produção, refinamento, transporte e armazenamento de petróleo, o Benzeno é muito encontrado na gasolina. Sua maior incidência de exposição é no ambiente de trabalho, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas.

Como podemos limitar a exposição ao benzeno?

não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.