Quais são os tipos de descentralização?

Quais são os tipos de descentralização?

Classifica-se em: (1) descentralização territorial ou geográfica; e (2) descentralização por serviços, funcional ou técnica; e (3) descentralização por colaboração.

Quando ocorre a descentralização?

Ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central. ... Cada ente, por exemplo a União, tem competência legislativa para criar seus impostos, da mesma forma os Estados e Municípios, sendo que é defeso a qualquer uma deles interferir na competência do outro.

O que é desconcentrada?

Significado de Desconcentrado Desconcentrado vem do verbo desconcentrar. O mesmo que: distraído, dispersado, descentralizado.

O que é uma administração pública?

Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. ... A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quem faz parte da administração pública direta?

Resumidamente, a Administração Direta é o próprio ente da Federação. Fazem parte da estrutura federativa brasileira a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos pessoas jurídicas de direito público.