Qual o objetivo do tratamento periodontal?

Qual o objetivo do tratamento periodontal?

O tratamento periodontal básico tem como objetivo a remoção do biofilme bacteriano que é considerado o fator etiológico primário da doença periodontal e tornar o paciente apto a efetuar o autocontrole desse biofilme.

Qual é o objetivo da terapia periodontal adicional?

A Academia Americana de Periodontia6 ressalta que os objetivos terapêuticos da TMP são: minimizar a recorrência da doença periodontal em indivíduos que tenham sido tratados previamente de gengivite e periodontite; reduzir a incidência de perda dentária através do monitoramento da dentição e substituição protética, ...

O que é bolsa no dente?

A bolsa periodontal é o espaço que se desenvolve entre a gengiva e o dente como resultado de uma doença gengival.

Como a gengivite progride para periodontite?

Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.

O que é perda de inserção periodontal?

A periodontite é caracterizada por inflamação mediada pelo hospedeiro que resulta em perda de inserção periodontal. A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al. 2018).

O que é perda de Insercao clínica?

Perda de inserção clínica: associação independente com baixa densidade mineral óssea... Introdução: A perda óssea é um aspecto de ambas as doenças periodontite e osteoporose. Vários estudos têm analisado se a destruição periodontal poderia ser influenciada pela perda óssea sistêmica.

O que é perda de inserção net?

Perda de inserção mede a quantidade de energia que é perdida quando o sinal chega à extremidade receptora da ligação do cabeamento. A medida de perda de inserção quantifica o efeito da resistência que a ligação de cabeamento oferece à transmissão dos sinais elétricos.

O que é sangramento a sondagem?

ISS - Índice de sangramento à sondagem: é verificado através da sondagem periodontal. O índice de sangramento à sondagem é usado como parâmetro clínico para avaliar inflamação gengival e exsudatos na bolsa periodontal e para acompanhar a evolução do tratamento proposto.

Quais são os estágios da periodontite?

A doença periodontal apresenta um aspecto mais avançado. Além da retração gengival, é possível observar mobilidade dos dentes e até migração em casos mais evoluídos. Essa fase é marcada por três estágios: gengivite, periodontite inicial e periodontite avançada.

Como é classificada a doença periodontal atualmente?

Para todos os estágios, deve-se classificar ainda quanto à extensão: localizada (até 30% dos dentes afetados), generalizada (30% dos dentes ou mais) ou padrão molar/incisivo.