O que significa abrasão nos dentes?

O que significa abrasão nos dentes?

Abrasão é o desgaste patológico do dente, através de forças mecânicas não relacionadas com a oclusão e mastigação1,2, como por exemplo, a utilização de escovas com cerdas duras; o uso de dentifrícios abrasivos1,2; o uso incorreto de palitos e instrumentos de sopro; e raspagem e curetagem periodontal1.

O que é Abfração na odontologia?

A abfração é a perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes por forças tencionais e compressivas secundária à flexão do dente por excesso de carga oclusal que quando aplicada excentricamente ao dente, a tensão se concentra no fulcro cervical, levando à inclinação que pode produzir rompimento nas ligações ...

O que causa Abfracao?

A principal causa da abfração pode ser atribuída a uma sobrecarga oclusal (má- oclusão) que na maioria das vezes causa uma flexão do dente no limite amelocementário4. A abfração mostra uma maior incidência nos dentes inferiores e isso pode ser justificado por seu diâmetro na cervical5.

O que é atrição?

A atrição é um processo fisiológico e natural, onde ocorre o desgaste da estrutura dentária em V na região incisal de dentes anteriores. A principal causa para isso é o contato entre os elementos dentários, principalmente durante o ato da mastigação.

O que pode causar lesão no dente?

Segundo Márcio, a lesão reversível, a pulpite, pode ser causada por um trauma dentário, hipersensibilidade, cárie, problemas periodontais, assim como as lesões irreversíveis, que também podem ser causadas por esses agentes. Entretanto, a lesão infecciosa é aquela causada pela bactéria.

Como limpar um dente aberto?

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

O que acontece se não fechar o canal do dente?

As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.

O que acontece quando o canal do dente cai?

O dente sem restauração fica mais frágil e susceptível à quebrar. Alem disso a dentina exposta causa sensibilidade e dor. "Também pode haver formação de cárie, levando à um quadro de inflação pulpar sendo necessário até o tratamento de canal", atentou.

Como clarear um dente de canal em casa?

Veja como clarear os dentes em casa:

  1. Cascas de limão ou laranja. Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. ...
  2. Morango e sal. ...
  3. Vinagre de maçã ...
  4. Casca de banana. ...
  5. Óleo de coco. ...
  6. Sálvia. ...
  7. Cúrcuma. ...
  8. Babosa.

Como tirar mancha do dente de resina?

Basta iniciar o clareamento dental para que logo apareçam áreas de grande contraste entre dentes clareados e resinas amareladas e escurecidas.