Quais são os Juizados Especiais Cíveis?

Quais são os Juizados Especiais Cíveis?

Os Juizados Especiais, geralmente conhecidos pelas siglas JEC (Juizado Especial Cível), JECRIM (Juizado Especial Criminal) e JECCRIM Juizado Especial Cível e Criminal), são órgãos do Poder Judiciário brasileiro, destinados a promover a conciliação, o julgamento e a execução das causas consideradas de menor complexidade ...

Como calcular o valor da causa nos Juizados Especiais?

nas prestações vencidas e vincendas: considerar-se-á o valor de umas e outras, sendo que o valor das prestações vincendas será igual a uma prestação anual, se a obrigação for por tempo indeterminado ou por tempo superior a 1 (um) ano, e, se por tempo inferior, será igual à soma das prestações (art. 292, §§ 1º e 2º).

É obrigatório o procedimento perante os Juizados Especiais Cíveis quando o valor da causa for até 40 salários mínimos?

É obrigatório o procedimento perante os Juizados Especiais Cíveis quando o valor da causa for até 40 salários mínimos. É facultado ao autor optar por litigar perante os Juizados Especiais ou na Justiça Comum, desde que dentro dos limites econômicos e da matéria sob a sua jurisdição.

É possível tramitar ação de alimentos nos Juizados Especiais Cíveis desde que o valor de doze meses da pensão pleiteada não exceda quarenta vezes o salário mínimo?

( ) É possível tramitar ação de alimentos nos Juizados Especiais Cíveis, desde que o valor de doze meses da pensão pleiteada não exceda quarenta vezes o salário mínimo.

Quando um cidadão ajuíza uma ação cível no Juizado ele renuncia a qualquer valor que seja excedente ao limite de?

"Tratando-se de pedido de valor superior a 40 (quarenta) vezes o salário mínimo, a ação respectiva somente poderá seguir tramitando nos Juizados Especiais Cíveis, após a entrada em vigor da Lei nº 9.

Quanto tempo demora um processo previdenciário no trf-3?

Duração do Processo Administrativo Se você conseguir resolver seu problema administrativamente, isso acontecerá em um prazo de aproximadamente 6 a 9 meses, sem recurso ou de 6 a 18 meses, com recurso.