Como saber o Qualis de uma revista?

Como saber o Qualis de uma revista?

Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).

Como obter o Qualis em revista científica?

Caso queira conferir o Qualis das revistas, acesse a Plataforma Sucupira ou se tem dúvidas ou curiosidades sobre os critérios usados em seu campo científico, entre em contato com as comissões científicas da Capes.

Como funciona a classificação Qualis Capes?

O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

O que significa Qualis B4?

O que significa ser “Qualis B-4”? Quem “somos”? O “Qualis-Periódicos”[2] é um sistema usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar qualidade dos artigos e dos periódicos científicos, a partir de artigos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação.

O que significa Qualis L3?

A classificação Qualis Livros se dá em quatro estratos, de L1 a L4, sendo os estratos superiores, L3 e L4, reservados para as obras de maior relevância no desenvolvimento científico da área e na formação de mestres e doutores.

O que é a Qualis?

C – Relevante, porém com peso zero. Tal classificação foi criada para que seja possível a inclusão de produções intelectuais que não enquadrem nos padrões de classificação e estratificação dos periódicos entre A1 – B5. A Classificação de periódicos passa por processo anual de atualização.

O que são periódicos qualis?

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos.

Como funciona Qualis?

A classificação no Qualis Livros é feita por comissões de consultores, cada qual focando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios da área. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas e, também, de ano para ano.

Quais os melhores Qualis?

Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:

  • A1 e A2 – Excelência internacional.
  • B1 e B2 – Excelência nacional,
  • B3, B4 e B5 – (relevância média)
  • C – baixa relevância[spacer height=”20px”]

Como saber se uma revista e A1 A2?

Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.

Como saber se um artigo é de boa qualidade?

  1. Escolha uma boa revista. ...
  2. Entenda a importância de cada publicação. ...
  3. Identifique um bom título. ...
  4. Comece lendo o “Abstract” ...
  5. Entenda um pouco de análise estatística. ...
  6. Estar familiarizado com linguagem gráfica. ...
  7. Preste atenção à Discussão e Conclusão.

Como saber se o artigo foi publicado?

Procure pela data de copyright ao final da página.

  1. A data de atualização de um site é a data em que algo foi adicionado ou modificado pela última vez. Isso significa que o artigo que você está lendo pode ter sido publicado em uma data anterior. ...
  2. Procure por uma seção do artigo que contenha uma pequena biografia do autor.