O quê luckesi defende?

O quê luckesi defende?

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. ... Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva.

O que é avaliação de aprendizagem Segundo luckesi?

A pedagogia do exame está centrado nos resultados, na verificação das notas, e de como estão os alunos no que se refere aos processos de promoção. O que realmente importa é as estatísticas, sendo elas suficientes, pois demonstram um quadro global do aluno no seu processo de promoção ou não nas séries de escolaridade.

Em que momento é determinado o elo entre educação e política?

Desde o seu nascimento a criança é inserida na sociedade e tem seu primeiro contato com um grupo social, sua família. Em seguida, ingressa na escola, que por sua vez, é onde o indivíduo se desenvolve e inicia seus passos para se encaixar em seus próprios grupos sociais.

Qual a tendência pedagógica mais utilizada no processo de ensino?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Qual o papel da escola na tendência tecnicista?

O papel da escola na tendência tecnicista objetiva em modelar o comportamento humano, a fim de produzir pessoas hábeis para o mercado de trabalho. Os conteúdos de ensino são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica, decorrem da ciência objetiva.

Quando surgiu a pedagogia tecnicista no Brasil?

A pedagogia tecnicista é uma tendência que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, sendo que até o atual momento percebem-se algumas de suas características.

Qual é o centro da pedagogia tecnicista?

Pedagogia Tecnicista compreende como principal foco no processo educativo a educação marcada pela eficiência dos métodos, ou seja, nem o professor nem o aluno ocupam o centro da prática pedagógica, mas os técnicos da educação.

O que é o Neotecnicismo?

Em outras palavras, o neotecnicismo pedagógico se faz presente nas atuais políticas educacionais, que enfatizam o critério da qualidade com base na utilização das tecnologias como estratégia de adequação da educação escolar à sociedade da informação.

Qual o papel do professor na pedagogia Histórico-crítica?

O papel da escola, na pedagogia histórico-crítica, tem como função revelar os aspectos essenciais das relações sociais que estão ocultos sob os fenômenos que se mostram à nossa percepção imediata. Nessa concepção, o papel do professor torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem.

Mais tópicos