Quais são as principais funções dos núcleos da base?

Quais são as principais funções dos núcleos da base?

Suas funções são estimular a via direta ("pró-movimento") e inibir a via indireta ("contra o movimento"). Dessa forma, vemos que quando a Dopamina entra no circuito dos núcleos da base, ela sempre irá facilitar o movimento, pois estimula uma via "pró-movimento" e inibe uma via "contra o movimento".

Quais são os gânglios da base?

Os gânglios da base são estruturas relacionadas com os movimentos, embora não enviem conexões diretamente para a medula espinhal ou nervos cranianos. Funcionalmente fazem parte dos gânglios da base as seguintes estruturas: o núcleo caudato, o putamem, o globo pálido, os núcleos subtalâmicos e a substância negra.

O que são os gânglios da base?

Os Gânglios da Base são massas de substância cinzenta no interior da substância branca localizados na base do cerebelo, principalmente na posição lateral e circunvizinha ao tálamo.

Quais são os núcleos cerebrais envolvidos na atenção?

Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.

O que é a atenção sustentada?

3 – Atenção Sustentada Este é o tipo de atenção ideal para quem precisa manter o foco durante um longo tempo, pois esta é a habilidade de se manter focado durante um período longo em uma atividade ininterrupta e constante.

Qual a função da amígdala cerebral?

A amígdala modularia o armazenamento da memória em outras zonas do cérebro, como o núcleo caudado ou o hipocampo.

Qual o risco de operar as amígdalas?

Tirar amídala eleva risco de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas. Apesar de ser uma cirurgia pediátrica comum, retirar as amídalas ou adenoides para tratar amigdalite crônica ou infecções recorrentes da orelha média pode aumentar riscos de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas.

Mais tópicos