Qual a diferença entre espiritismo e espiritismo kardecista?

Qual a diferença entre espiritismo e espiritismo kardecista?

Embora o termo Kardecismo tenha se popularizado, dando a falsa impressão de que o Espiritismo é de autoria de Allan Kardec, é perfeitamente claro que não existe a necessidade de se chamar Espiritismo Kardecista, pois só existe um Espiritismo com base na Doutrina dos Espíritos.

O que é o kardecismo?

Significado de Kardecismo substantivo masculino [Religião] Doutrina religiosa cujos preceitos afirmam ser possível a reencarnação do espírito, formulada por Allan Kardec (pseudônimo do escritor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail). Etimologia (origem da palavra kardecismo).

O que faz um centro espírita kardecista?

Um centro espírita é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, motivo pelo qual muitos definem os espíritas como Kardecistas.

Qual a diferença entre Umbanda Candomblé e kardecismo?

Na umbanda, Jesus é cultuado, muitas vezes como Oxalá. No candomblé, os deuses são africanos e no espiritismo, Kardec sincretizou a bíblia com a sua filosofia científica sobre a existência dos espíritos.

O que é um Preto-Velho?

Preto-velho é o espírito de um escravo de origem africana, que procura repartir com as pessoas encarnadas na Terra a sua sabedoria, a sua experiência de vida.

Qual o santo que é seu Obaluaê?

São Roque

O que representa omulu?

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

O quê Ogum gosta de comer?

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.