Como se escreve sub Bibliotecario?

Como se escreve sub Bibliotecario?

Com o prefixo sub, o hífen se impõe diante de palavras iniciada por b, h ou r. Exemplos: sub-base, sub-bibliotecário, sub-humanidade, sub-região, sub-raça. Nos demais casos, escreve-se sem hífen. Exemplos: subárea, subitem, subprefeitura.

Qual é a diferença de sob e sobre?

A preposição “sob” tem origem na palavra do latim “sub”. Para assimilar melhor o uso dessa palavra, pode-se pensar no nome “subdesenvolvido”, que transmite ideia de algo que não é desenvolvido, que está “abaixo de” ou “embaixo de”. Já a preposição “sobre”, que também tem origem latina, deriva de “super”.

Como se escreve subchefe na nova ortografia?

Salvo dois casos (que comentaremos a seguir), a ligação é feita sem hífen: - subalimentação, subchefe, subdelegado, subdiretor, subeditor, subfaturamento, subseção. As exceções são as palavras iniciadas por "r" e "b".

Como escreve Co-piloto na nova ortografia?

A forma correta é copiloto. Segundo o Acordo Ortográfico, nas palavras formadas com co-, este aglutina-se ao elemento seguinte, exceto se iniciado por h.

Como se escreve a palavra super homem?

Super-homem escreve-se com hífen, porque a palavra homem começa por h.

Como se escreve a palavra subprojeto?

S.M. Projeto secundário, suplementar, auxiliar. Antes de apresentar o projeto real, me envie o esboço do seu subprojeto.

Como se escreve super requintado?

Usa-se hífen com palavras iniciadas com prefixo "super" se o termo posterior começar com H ou R. Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. Nos demais casos, não há hífen.

O que é ser uma pessoa privilegiada?

Significado de Privilegiado adjetivo Que usufrui de algum privilégio, direito, vantagem ou prerrogativa em relação aos demais: clientes privilegiados. Abastado; que faz parte de uma classe financeiramente superior: classe privilegiada. Estimado; que estimado por alguém: o filho privilegiado.

O que é previlégio dicionário?

substantivo masculino Vantagem ou direito atribuída a uma pessoa ou a um grupo de pessoas em detrimento dos demais; prerrogativa: os privilégios do presidente. Qualidade ou particularidade específica de algo ou alguém; apanágio: segurança pública não deve ser um privilégio daqueles que pagam mais impostos.

O que é ter privilégios?

Privilégio é um direito especial de um grupo sobre a maioria, uma espécie de vantagem que um indivíduo ou grupo pode receber por condições diversas em face do restante da sociedade. No Brasil, o racismo estrutura todas as relações e está presente tanto nas relações cotidianas, quanto relações de poder.

O que é uma prerrogativa?

substantivo feminino Vantagem que algumas pessoas possuem, por pertencerem a determinada classe, que as diferenciam das demais; privilégio. Direito próprio de um ofício, cargo ou profissão; regalia: usufruía das prerrogativas que a política lhe trazia. Etimologia (origem da palavra prerrogativa).

O que são as prerrogativas dos advogados?

Prerrogativas do advogado são os direitos que garantem as condições para que o profissional exerça a defesa de seus clientes com autonomia e plenitude. Estão asseguradas no Estatuto da Advocacia, Lei 8.

O que é prerrogativa no Direito Administrativo?

Prerrogativa pública ou prerrogativa de potestade públi- ca é a posição especial em que fica a Administração, na re- lação jurídico-administrativa, derrogando o direito comum, ou, em outras palavras, é a faculdade especial conferida à Ad- ministração, quando se decide a agir contra o particular.

O que é o regime Jurídico-administrativo?

Regime jurídico administrativo é conceito que envolve a disciplina jurídica peculiar ao Direito Administrativo, que se caracteriza por objetivar equilíbrio entre a satisfação dos interesses coletivos e a proteção das liberdades individuais.

O que é regime jurídico de uma empresa?

A natureza jurídica de uma empresa é o seu regime jurídico, pois define exatamente quais exigências e normas os sócios terão que obedecer. ... Existem algumas naturezas jurídicas que se enquadram a negócios de pequeno porte, portanto, saiba aqui como descobrir a natureza jurídica de uma empresa.

Mais tópicos