Quais são as gerações do Romantismo?

Quais são as gerações do Romantismo?

São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.

Qual foi a primeira geração do romantismo?

A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).

São características da primeira geração do Romantismo brasileiro Exército?

São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional. b) ( ) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo.

São características da primeira geração do Romantismo brasileiro exceto * 1 ponto?

São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade.

Quais são as características da segunda geração do romantismo brasileiro?

A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.

Qual as principais características desse período?

Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas. Veja algumas tendências e seus principais temas: * Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.

O que não é próprio do romantismo?

1- Não é próprio do Romantismo: a) Explorar assuntos nacionais como historia,tradições,folclore; b) Idealizar a mulher,tornando-a perfeita em todos os sentidos; c) Explorar assuntos ligados à antiguidade clássica,imitando poetas e prosadores; d) Valorizar temas fúnebres e soturnos.

Mais tópicos