Quais são os grupos orgânicos?

Quais são os grupos orgânicos?

Compostos orgânicos são os compostos do elemento carbono com propriedades características. Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).

O que é um grupo orgânico?

Quando espécies orgânicas aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas recebem o nome de Grupos orgânicos substituintes.

Quais os principais radicais orgânicos?

Esses radicais são classificados abaixo: a) Radicais monovalentes: apresentam um elétron livre em átomo de carbono. Arilas: o elétron livre pertence a carbono do núcleo benzênico: b) Radicais bivalentes: apresentam dois elétrons livres pertencentes ao mesmo carbono ou átomos de carbonos distintos.

Qual tipo de cisao origina radicais orgânicos?

Os principais radicais ou grupos orgânicos são obtidos por meio da cisão homolítica das ligações entre carbono e hidrogênio nos hidrocarbonetos, formando radicais monovalentes. Os radicais livres formados pela cisão de hidrocarbonetos são bastante instáveis, uma vez que os elétrons se agrupam em pares.

O que são haletos orgânicos de exemplos?

Os haletos orgânicos são hidrocarbonetos que tiveram um ou mais hidrogênios substituídos por halogênios. Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs.

Como identificar um haleto?

Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em:

  1. Mono-haleto - quando o haleto tem apenas um halogênio.
  2. Di-haleto - quando o haleto tem dois halogênios.
  3. Tri-haleto - quando o haleto tem três halogênios.

Quais os principais haletos orgânicos e suas aplicações?

Existem muitas aplicações para os haletos, dentre os exemplos mais importantes podemos citar que os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico.

Quais os efeitos colaterais causados por alguns haletos orgânicos liberados no meio ambiente?

Uma das principais reações de substituição em haletos orgânicos ocorre quando eles sofrem hidrólise alcalina. Há uma quebra de suas moléculas quando colocados na presença de uma solução aquosa de base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH).

O que é o processo de hidrogenação?

Na reação orgânica de hidrogenação, ocorre a quebra de insaturações e a adição de um ou mais átomos de hidrogênio à molécula de hidrocarbonetos. ... Assim, ocorre uma reação de adição, em que a ligação pi (π) é quebrada, formando-se duas novas ligações simples e o hidrogênio é introduzido à molécula.

O que produz hidratação?

As reações de hidratação em alcenos são fenômenos químicos de obtenção de álcoois a partir da adição de hidrônios e hidróxidos a um alceno. ... Como na reação de hidratação há moléculas de água, que sofrem o fenômeno da autoionização, formam-se os íons hidrônio (H+) e hidróxido (OH-).

Qual é o processo de hidratação?

Na Química Orgânica, a reação de hidratação segue a regra de Markovnikov (1870), e ocorre quando uma molécula de água, composta por um grupamento hidroxila (OH-) juntamente com um próton acidífero ou cátion de hidrogênio (H+) são adicionados à uma cadeia carbônica.

Como ocorre a reação de Ozonólise?

A ozonólise é um tipo de reação eficiente para a oxidação de um composto insaturado com rompimento de sua dupla ligação. Ela ocorre entre um alqueno (alceno) e um ozônio (O3), como agente oxidante. ... Essa reação forma primeiro um composto intermediário estável chamado de ozoneto ou ozonida, ou ainda ozonídeo.

Quando 3 metil Hex 2 Eno e submetido a uma reação de hidratação?

Quando o 3-metil-hex-2-eno é submetido a uma reação de hidratação em presença de um ácido (como por exemplo, o ácido sulfúrico), qual é o nome do álcool formado? Letra d).

Como ocorre a reação de substituição?

Reações de substituição são processos químicos em que alcanos, aromáticos ou haletos trocam um de seus átomos por um átomo ou grupo de átomos de outro reagente. ... O princípio básico da reação de substituição é a troca mútua de um componente entre os reagentes.

Como ocorre a reação de substituição Eletrofílica Unimolecular?

Os átomos mais eletronegativos, quando ligados ao carbono, puxam para si, o par de elétrons sigma da ligação, permitindo assim a ocorrência de um dipolo elétrico na ligação. A molécula fica então polarizada, e pode sofrer uma cisão heterolítica, iniciando assim, a reação de substituição nucleófilica unimolecular (SN1).

Quais são as reações de substituição?

As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo (ou grupo de átomos) da molécula orgânica é substituído por outro átomo (ou grupo de átomos). ... As reações de substituição ocorrem especialmente com alcanos, hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados) e com haletos orgânicos.

Mais tópicos