Qual a importância do ácido araquidônico na inflamação?

Qual a importância do ácido araquidônico na inflamação?

O ácido araquidônico é um tipo de ácido gordo ômega-6 que está envolvido na inflamação. À semelhança de outros ácidos graxos ômega-6, o ácido araquidônico é essencial para a sua saúde. Os ácidos graxos ômega-6 ajudam a manter a função cerebral e regular o crescimento.

Quais as principais ações dos eicosanóides prostaglandinas e leucotrienos no processo inflamatório?

As prostaglandinas causam uma maior permeabilidade capilar e também têm o poder da quimiotaxia, atraindo células como macrófagos especializadas na fagocitose de restos celulares resultantes durante o processo inflamatório.

O que é prostaglandina é para que serve?

As prostaglandinas são um grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou infecção tecidual que estão envolvidos no tratamento de lesões e doenças. Controlam processos como inflamação, fluxo sanguíneo, formação de coágulos sanguíneos e indução do parto.

Qual a função das prostaglandinas no processo inflamatório?

As prostaglandinas fazem com que a permeabilidade capilar aumente, além de possuírem o poder da quimiotaxia, atraindo células (por exemplo, macrófagos) especializadas na fagocitose de debris (restos) celulares derivados do processo inflamatório. Estas substâncias também atuam como hormônios locais.

O que são prostaglandinas É como se formam?

O que são as prostaglandinas? ( PGs) Quimicamente, são parte de um grupo chamado eicosanóides, derivados do ácido araquidônico (C 20:4), que sofre ciclização por ação da enzima cicloxigenase (COX), forma um anel pentano, e recebe várias insaturações.

O que são leucotrienos e como se formam?

Leucotrienos são lipídios da família dos eicosanóides. São mediadores autócrinos e parácrinos derivados da via mediada pela lipo-oxigenase da cascata do ácido araquidônico. Os leucotrienos são extremamente potentes na constrição da musculatura lisa.

Como as Lipoxinas e os leucotrienos atuam na homeostase?

As lipoxinas funcionam basicamente como inibidores da inflamação, ou seja, atuando como antagonistas endógenos dos leucotrienos, uma vez que inibem a adesão leucocitária no endotélio vascular e, consequentemente, a migração dessas células ao sítio inflamatório.

Qual a função da Cox?

A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.

Qual fármaco se liga irreversivelmente a Cox?

A aspirina merece menção especial, pois inibe irreversivelmente a COX de plaquetas.

Quais são os efeitos terapêuticos dos fármacos Anti-inflamatórios não esteroides AINEs )?

3.

Qual a enzima inibida pela ação dos Anti-inflamatórios não esteroidais AINEs e esteroidais AIES respectivamente?

Os AINEs são inibidores específicos da enzima ciclooxigenase (COX). A COX possui duas formas ligeiramente diferentes, designadas COX-1 e COX-2.

Quais são os efeitos farmacológicos característicos dos AINEs?

Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

Mais tópicos