Qual é o termo utilizado para se referir ao ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas *?

Qual é o termo utilizado para se referir ao ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas *?

ataraxia

Quais as principais características do estoicismo?

Características do estoicismo Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);

O que defende o epicurismo?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Qual a finalidade do epicurismo?

O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.

Qual a finalidade do homem para o epicurismo?

Para Epicuro, o homem traz consigo a busca pelo prazer de forma inata. É natural a ele buscar satisfazer seus desejos. O caminho proposto por Epicuro não é de uma descoberta desse fim, mas de condução a ele de forma segura e racional.

Qual a importância do prazer para a filosofia epicurista?

Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade, que para ele significava se libertar dos desejos. ... O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. O homem é inclinado a buscar o prazer e a fugir da dor e através do critério do prazer é que nós avaliamos todas as outras coisas.

Qual era a importância do prazer na ética epicurista?

Entende-se na doutrina de Epicuro que o bem se encontra no prazer, sendo então esta doutrina diversas vezes confundida com o 'hedonismo'. O prazer de que Epicuro fala 0é o prazer do sábio, que é entendido como uma quietude da mente e como o domínio sobre as emoções e, consequentemente, sobre si mesmo.

Por que a amizade é essencial na ética de Epicuro?

Enfim, todo empenho de Epicuro tinha como meta a felicidade dos homens. Nos jardins (comunidade dos discípulos de Epicuro) reinava a alegria e a vida simples. A amizade era o melhor dos sentimentos, pois proporcionava a correção das faltas uns dos outros, permitindo as suas correções.

Por que os filósofos davam tanta importância a amizade?

A amizade é a base da elevação de toda comunidade. ... Pois ela se opõe a venenos como o egoísmo, o individualismo, a ganância. A amizade significa compartilhar, dividir, crescer não sozinho mas em grupo.