adplus-dvertising

O que é a polpa do dente?

O que é a polpa do dente?

A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila. Por estar localizada em uma parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa extremo desconforto.

Qual a principal função da polpa dentária?

A polpa produz dentina durante toda a vida. Função Nutritiva: Durante a fase de desenvolvimento o importante papel da polpa é o de promover nutrientes e líqüido tecidual para os componentes orgânicos dos tecidos mineralizados circunjacentes.

Como é formada a polpa dentária?

A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura. ... Palavras chave: polpa dental, inflamação pulpar, mastócitos, pulpite.

Quais são as camadas da polpa dentária?

Camadas Topográficas da Polpa

  • Camada odontoblástica.
  • Camada subodontoblástica.
  • Camada rica em células.
  • Região central da polpa.

Quais são as células de defesa e de estrutura majoritariamente encontradas na polpa?

Quais são as células de defesa e de estrutura majoritariamente encontradas na polpa. a) Macrófagos e fibroblastos.

Qual é a teoria mais aceita na atualidade que explica a dor na dentina?

Teorias já foram lançadas para explicar o mecanismo da dor num quadro de HSDC, porém a mais aceita é a teoria da hidrodinâmica descrita por Brannstrom (1963) na qual se afirma que essa sensibilidade é o produto da rápida movimentação do fluido contido no interior dos túbulos dentinários que ocorre quando é aplicado um ...

O que é dessensibilização dentária?

Dessensibilização é a primeira medida no tratamento da dor. O procedimento odontológico mais utilizado, por dentistas, para eliminar ou minimizar a dor associada a dentes sensíveis é a aplicação de agentes dessensibilizantes diretamente sobre os dentes.

Como ocorre a sensibilidade Dentinaria?

A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente.

O que é bom para os dentes desbotados?

Uma solução de sal e água é um dos remédios domésticos mais comuns para qualquer problema dentário. Adicione 2 colheres (chá) de sal em água morna, mexa bem e enxágue a boca 2 vezes por dia com mistura para reduzir a sensibilidade.

O que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?

7 dicas de como diminuir a sensibilidade nos dentes

  1. Utilize a escova certa e escove adequadamente para diminuir a sensibilidade nos dentes.
  2. Escolha o creme dental específico para a sua condição.
  3. Mantenha a higiene, mesmo se estiver com dor.
  4. Evite bebidas ácidas.
  5. Cuide do bruxismo para diminuir a sensibilidade nos dentes.
  6. Escolha corretamente o enxaguante bucal.

Quais os riscos do clareamento dental?

Os problemas do clareamento dental sobre os dentes podem ir muito além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento. Danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas.