Que tipo de osso e a escapula?

Que tipo de osso e a escapula?

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.

Onde é a escápula?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

Onde ocorre a articulação Esternoclavicular?

Articulações sinoviais planas, que permitem movimentos entre a clavícula e o eixo axial (esternoclavicular) e entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular). A articulação esternoclavicular situa-se entre a ponta medial da clavícula e o manúbio do esterno. É uma articulação sinovial em sela.

Como é nomeada a articulação entre a escápula e o úmero?

A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.

Onde fica a articulação Glenoumeral?

Entre outras diferenciações físicas das demais articulações do ombro, a articulação glenoumeral é constituída por uma cabeça do úmero – osso do braço – e uma cavidade articular pouco profunda, a cavidade glenóide, localizada na lateral da escápula.

Como é chamada a articulação do ombro?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

O que é aconselhável realizar em um quadro de instabilidade da articulação Glenoumeral?

Para a reabilitação da mobilidade do ombro, é recomendado fazer fisioterapia, bem como evitar posições de risco para novas luxações. Gelo é recomendável para diminuir a inflamação. O próximo passo é centralizar a recuperação no fortalecimento muscular, em especial nos músculos do Manguito Rotador e da escápula.

Quais músculos são responsáveis pela estabilização da articulação Glenoumeral?

Os músculos do manguito rotador, bíceps braquial, deltóide e escapulotorácicos são as estruturas ativas responsáveis pela estabilidade da articulação glenoumeral (BIGLIANI, 1996; CURL, 1996; WILK, 1997).

Quais são os estabilizadores estáticos e dinâmicos da articulação Glenoumeral?

Os estabilizadores mecânicos ou estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais. Os estabilizadores dinâmicos são: músculos do manguito rotador e escapulares.

O que são estabilizadores Estaticos e dinamicos?

A articulação tibiotársica é muito estável, sendo que 65% da estabilidade é oferecida pelas estruturas ósseas. Os estabilizadores estáticos são representados pelos ligamentos. ... Os estabilizadores dinâmicos são constituídos pelos tendões dos músculos que atravessam a articulação do tornozelo.

Mais tópicos