O que é a intersetorialidade no SUS?

O que é a intersetorialidade no SUS?

A intersetorialidade em saúde tem sido definida como uma coordenação entre setores (OMS, 1984) ou como uma intervenção coordenada de institui- ções em ações destinadas a abordar um problema vinculado à saúde (SUARÉZ, 1992) ou ainda como a articulação entre saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação ...

O que é ação intersetorial na saúde?

A ação intersetorial é um processo de aprendizagem e determinação dos sujeitos, que deve resultar em uma gestão integrada, capaz de responder com eficácia a solução de problemas da população de um determinado território11.

O que é intersetorialidade nas políticas públicas?

A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais.

O que são as redes e articulações?

Articulação de Redes de Serviços uma ação colaborativa entre todos as pessoas / serviços em questão; um melhor conhecimento sobre os limites e a função de cada pessoa / segmento; um reconhecimento dos potenciais de cada pessoa / segmento; ... retorno imediato às pessoas / aos serviços e à comunidade a que pertencem.

O que é articulação da rede socioassistencial?

A articulação de ações e instituições públicas e privadas por meio da construção de uma rede socioassistencial é o caminho apontado pela PNAS para garantir a integralidade do atendimento dos usuários dos serviços socioas- sistenciais...” (JACCOUD, 2010, p. 79).

Quais são as políticas setoriais?

Políticas Setoriais são medidas políticas voltadas a setores específicos - não procurando ser generalizadoras. ... Setores como a Agricultura, por exemplo, devem ser atendidos não apenas por políticas amplas de crédito, mas por políticas específicas que garantam o atendimento das necessidades objetivas dos produtores.

O que é política setorial da assistência social?

Considerando que as políticas setoriais abrangem uma grande variedade de temas – como a segurança pública, a educação, o meio ambiente, a igualdade racial e muito mais –, desenvolver uma discussão que dê conta de reunir todos esses assuntos é fundamental para que possamos refletir criticamente sobre papel do assistente ...

O que é política setorial contemporânea?

Inicialmente, vemos que as políticas setoriais são aquelas que induzem e promovem a criação e apropriação de valor no país. Deste modo, sua importância se dá através da busca pela expansão do mercado interno e do crescimento setorial.

O que significa a palavra setoriais?

Significado de Setorial adjetivo masculino e feminino Algo que faz referencia a setor: organização setorial. Etimologia (origem da palavra setorial). Setor + al.

Mais tópicos