Quando usar nenhuns?

Quando usar nenhuns?

Portanto, além da forma “nenhuma”, também existe “nenhuns” e “nenhumas”. Chocante, né? O plural quase nunca é usado, mas se “nenhum” estiver antes de um substantivo no plural, ele precisa ir para o plural também! Se estiver depois, daí não admite flexão e pode ser substituído por “algum”.

Qual é o certo nem um ou nenhum?

Use nem um(a), dessa forma, separado, quando tiver o mesmo sentido de “nem um sequer”, “nem uma única”, “nem um único”, “nem um só”, “nem uma sequer”. E use nenhum (a), junto, quando puder substituir o termo por seu antônimo: algum (a) ou por “ninguém” e “nada”.

Qual é o significado da palavra nenhum?

pronome indefinido Falta ou ausência total de: não tem nenhum amigo. Nulo; sem importância; que não existe: ator sem nenhum talento.

Não tem problema nenhum ou algum?

Pode-se empregar algum com o sentido de nenhum, quando, em orações negativas, algum vier depois dum substantivo. Tanto é correcto, pois, dizermos «não tenho livro nenhum», como «não tenho livro algum». É erro grave empregar-se qualquer com significado de nenhum, porque qualquer não tem sentido negativo nem exclusivo.

Não é incomodo nenhum está correto?

Incomodo, com i inicial, é a forma correta de escrita da palavra. A palavra encomodo, em e inicial, está errada. Incomodo é a forma conjugada do verbo incomodar na 1.

Mais tópicos