Por que é possível suspeitar de discinesia ciliar primária neste caso?

Por que é possível suspeitar de discinesia ciliar primária neste caso?

A DCP é uma doença hereditária caracterizada por anormalidades ultra-estruturais ciliares as quais comprometem a atividade ciliar normal e têm conseqüências diretas sobre o clearance mucociliar, predispondo às infecções respiratórias repetidas, o que resulta em doença obstrutivo-supurativa crônica do trato respiratório ...

O que é a síndrome de kartagener?

A Síndrome de Kartagener é causada por uma doença autossômica recessiva rara, que apresenta uma tríade composta por pansinusite crônica, bronquiectasia e situs inversus com dextrocardia. A incidência desta desordem genética é estimada em 1/25.

O que é infertilidade na síndrome de kartagener?

Essa síndrome cursa com infertilidade masculina pois os espermatozóides perdem a sua mobilidade.

O que é Ciliopatia?

As ciliopatias são um grupo de doenças associadas a mutações genéticas que conduzem a alterações da formação ou função de estruturas compostas por microtúbulos, os cílios primários.

O que é batimento ciliar?

Os Cílios e Flagelos Nas células que revestem a traqueia humana, por exemplo, os batimentos ciliares empurram impurezas provenientes do ar inspirado, trabalho facilitado pela mistura com o muco que, produzido pelas células da traqueia, lubrifica e protege a traqueia.

O que acontece com os cílios e seu movimento num caso de Discesia ciliar primária?

A discinesia ciliar primária (DCP), anteriormente conhecida como síndrome dos cílios imóveis, faz parte de um pequeno grupo de desordens genéticas, de herança autossômica recessiva, que caracteriza-se por causar defeitos ultra-estruturais e/ou da função ciliar, resultando em alterações do transporte muco-ciliar.

O que é discinesia ciliar primária?

Discinesia ciliar primária é uma doença autossômica recessiva caracterizada pela história de infecções repetidas do trato respiratório superior e inferior, otite média, bronquite e rinossinusite, associada a situs inversus na metade dos casos.

Qual a relação entre o situs inversus e as doenças respiratórias?

Os médicos estimam que no situs inversus há uma discinesia ciliar primária, na qual os cílios no interior dos pulmões que oferecem proteção contra a infecção sofrem uma disfunção que prejudica o movimento normal deles. Isso pode levar a infecções respiratórias e maior risco de sinusite crônica.

Qual o motivo dos problemas respiratórios na síndrome de kartagener?

Nesta doença, o movimento dos cílios, que são pequenos pelinhos presentes na traqueia e brônquios, que ajudam a expulsar poeira e muco dos pulmões, estão alterados, fazendo com que haja acúmulo de muco, poeira e micróbios nos pulmões.

Como funciona o aparelho mucociliar nas vias respiratórias?

O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose ...

O que é situs?

Situs inversus é uma alteração congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras no lado oposto de sua topografia, como se fosse uma imagem espelhada. O situs inversus totalis (SIT) é designado quando a alteração surge com dextrocardia - ápice cardíaco voltado para a direita.

Quem tem situs inversus pode ter filhos?

Pode sim. O situs inversus não impede qualquer qualquer atividade ou situação clinca como a gravidez.

O que é situs inversus?

Situs inversus é uma alteração congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras no lado oposto de sua topografia, como se fosse uma imagem espelhada.

Qual o objetivo do batimento ciliar?

A principal função das células ciliadas da via aérea é mediar a propulsão da camada gel de muco em direção cefálica, através de movimentos coordenados. Em pulmões de indivíduos saudáveis, o muco é propelido a uma frequência de batimento de 12-15 Hz, em forma de ondas, a uma velocidade de 4-20 mm/min.

O que é um flagelo bacteriano e qual é a sua função?

Flagelos são estruturas celulares que muitas células eucarióticas e procarióticas possuem. Os flagelos possuem apenas duas funções, nas células dos organismos superiores a principal função é de empurrar substâncias ou funcionar como barreira contra patógenos externos.

Qual a diferença de cílios e Estereocilios?

Os cílios são encontrados em epitélios como, por exemplo, o da traqueia e das trompas uterinas. Calcula-se que uma célula ciliada tenha, em média, 250 cílios na sua superfície apical. ... Estereocílios são microvilos longos, ramificados e imóveis, que não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios.

Qual é a diferença entre Estereocílios e microvilosidades?

Os estereocílios conduzem os espermatozóides e secretam substâncias necessárias aos mesmos. Aumentam a área de superfície da célula. As microvilosidades ajudam na maior absorção dos nutrientes.

O que é Microvilo?

São projeções da membrana plasmática freqüentemente digitiformes, ou seja, em forma de dedo de luva. ... As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.