O que é hipofunção vestibular?

O que é hipofunção vestibular?

Quando uma pessoa perde a função dos dois lados da orelha interna (popularmente chamado de labirinto) é dado o nome de perda vestibular bilateral ou hipofunção vestibular bilateral (HVB). Esta condição também é conhecida como “síndrome de Dandy”.

Qual é a função do sistema vestibular?

O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.

Quais itens estão relacionados ao sistema vestibular?

O aparelho vestibular, também chamado sistema vestibular ou labirinto, é constituído por três canais semicirculares e dois órgãos otolíticos (sáculo e o utrículo).

Como estimular sistema vestibular?

Tente brincar com blocos de construção ou outros brinquedos nessa posição, ou peça para o seu filho jogar objetos em um alvo enquanto está deitado de barriga para baixo em um balanço. Incentive atividades “bilaterais”, como pular corda, nadar, andar de triciclo ou de bicicleta, patinar, etc.

Como é feito o exame de teste vestibular?

Consiste na observação da marcha, do aparecimento de tontura/vertigem com as mudanças de posição ou através da estimulação do labirinto com um pequeno jato de ar morno e frio. O exame é indolor e dura cerca de uma hora.

Como é feito o exame vecto?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.

Como é feito o exame BERA?

Como o exame é realizado? Após o bebê dormir, o médico coloca eletrodos na testa e atrás das orelhas, além de fones de ouvido. O equipamento utilizado para o exame emite um som que percorre o nervo auditivo até chegar ao cérebro, gerando um potencial evocado auditivo que é recebido de volta pelo equipamento.

Mais tópicos