Qual a regra das paroxítonas?

Qual a regra das paroxítonas?

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Como fazer o uso correto de acento?

Aprendendo as regras de acentuação

  1. As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.
  2. Bom, nesse caso, se o monossílabo for tônico e terminar em -a(s), -e(s) ou -o(s) ele também deverá receber acento.

Porque se acentua a palavra juízes?

Em ju-í-zes, o i forma hiato com a vogal anterior (u) e só recebe acento porque a palavra está no plural; em juiz não há acento porque o i está seguido de z na mesma sílaba.

Como se escreve a palavra juízes?

A forma correta é juiz. Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba.

Qual o plural da palavra juiz?

Mas você deve estar se perguntando: e como fica o plural, juizes ou juízes? Aqui é juízes, com acento agudo no “i”. Lembre-se de que o plural de juiz não termina com Z, certo? Ademais, trata-se de um hiato em palavra paroxítona contendo somente a vogal na sílaba (ju-í-zes).

Qual é o plural de motor?

Motores é o plural de motor.

Qual é o adjetivo de juiz?

Sendo um adjetivo, deve ele estar sempre acompanhando um substantivo. Pode-se, portanto, dizer meritíssimo juiz, mas deve ser evitado o uso do vocábulo meritíssimo isoladamente.

O que significa juiz?

Significado de Juiz Aquele que pode ou sabe julgar e avaliar. [Esporte] Indivíduo que, numa competição ou jogo, é responsável por garantir que as regras sejam cumpridas; árbitro. Membro de um juri (comissão que analisa e julga questões judiciais). [História] Chefe supremo dos hebreus até a instituição da realeza.

Como é ser juiz de direito?

Por ser um cargo de grande responsabilidade, é exigida sólida formação acadêmica e experiência profissional para exercê-lo. Quem pretende seguir a carreira de juiz precisa se formar em Direito, trabalhar um tempo na área jurídica e depois se candidatar a uma vaga em concurso público.

Qual é o papel de um juiz?

O juiz é, em diversos países, membro do Poder Judiciário, de um modo geral, e, na qualidade de administrador da justiça do Estado, é responsável por declarar e ordenar o que for necessário para julgar procedente ou não a pretensão da parte, a quem entende fazer jus ao direito pleiteado.

Mais tópicos