O que é a deglutição?

O que é a deglutição?

Entendemos por “deglutição” o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada.

Como funciona deglutição?

Por meio da deglutição, o bolo alimentar que estava na boca chega ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Na entrada da laringe há uma válvula de cartilagem, chamada epiglote, cuja função é controlar a passagem do bolo alimentar para o esôfago e evitar que o alimento entre no sistema respiratório.

O que é deglutição inadequada?

DEGLUTIÇÃO ATÍPICA = Corresponde à movimentação inadequada da língua e/ou de outras estruturas que participam do ato de deglutir, durante a fase oral da deglutição, sem que haja nenhuma alteração, de forma, na cavidade oral.

O que é o que é disfagia?

Refere-se a uma sensação de alimento ou líquido “preso” na base da garganta ou no peito depois que o paciente começa a engolir.

Quando se engasga muito o que pode ser?

Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.

O que é bom para Disfagia?

O tratamento médico pode incluir o uso de antiácidos ou outros medicamentos para controlar os sintomas da DRGE. Se a disfagia estiver relacionada a problemas de controle salivar ou espessamento da saliva, podem ser prescritos medicamentos para tratar esses problemas.

Como alimentar idoso com disfagia?

Adaptação da Dieta:

  1. oferecer refeições menores mais vezes por dia.
  2. optar por alimentos leves e macios ou pastosos.
  3. evitar líquidos “finos” como chás pois o risco de aspiração é maior.
  4. evitar alimentos duros, arenosos e secos (bolacha água e sal, farofa, etc)

Como resolver a disfagia?

O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.

Qual médico cuida de disfagia?

Seria interessante procurar um otorrinolaringologista, para avaliar se os mecanismos de mastigação e transferência do bolo alimentar para o esôfago estão adequados. Caso necessário, ele encaminhará o paciente ao especialista adequado. Boa tarde! A dificuldade de engolir é chamada de disfagia.

Para que serve o exame de Videodeglutograma?

Trata-se de um exame de Raios X que permite avaliar o paciente enquanto engole líquidos e alimentos com contraste, avaliando estruturas anatômicas como esofâgo e boca, durante o processo de deglutição.

Mais tópicos