O que é desenvolvimento cognitivo e afetivo?

O que é desenvolvimento cognitivo e afetivo?

Os aspectos afetivos objetivam a satisfação da necessidade, ou seja, os fins, enquanto que os aspectos cognitivos determinam o caminho para se chegar à satisfação da necessidade, os meios.

O que é o aspecto afetivo?

Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. ... As relações e laços criados pela afetividade não são baseados somente em sentimentos, mas também em atitudes. Isso significa que em um relacionamento, existem várias atitudes que precisam ser cultivadas, para que o relacionamento prospere.

Qual a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem?

A afetividade exerce um papel crucial na vida das pessoas e forma um elo na relação professor-aluno, quanto maior for à afinidade entre professores e alunos, maior será a fluência do processo ensino-aprendizagem, pois mais facilmente os alunos compreenderão o sentido de estudar o que está sendo apresentado pelo ...

Qual a relação entre afetividade e cognição?

Se a cognição atua no sentido da objetivação e universalização, a afetividade atua no sentido da singularização e significação do conhecimento. O deixar-se afetar é que redunda em aprendizagem em sentido lato, isto é, associada aos processos da equilibração.

O que é afeto cognitivo?

A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações do dia a dia do indivíduo. O afeto pode ser entendido como a energia necessária para que a estrutura cognitiva passe a operar, influenciando a velocidade com que se constrói o conhecimento, pois, quando as pessoas se sentem seguras, aprendem com mais facilidade.

O que é sentir afeto por alguém?

De forma concisa, afeto é a representação de apego de uma pessoa para outra, bem como a alguma coisa. Essa tendência em um laço acaba por gerar carinho entre as partes, bem como confiança, intimidade e saudade quando estamos distantes um do outro.