Quando uma cadeia é considerada saturada e quando é considerada insaturada?

Quando uma cadeia é considerada saturada e quando é considerada insaturada?

Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.

O que é uma cadeia homogênea e heterogênea?

São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio.

O que é uma cadeia polinuclear?

Resposta. Mononucleares: Cadeias carbônicas que possuem apenas um anel benzênico. Polinucleares: Cadeias carbônicas que possuem mais de um anel benzênico. Que podem se subdividir em : Núcleos Isolados: Os anéis aromáticos na cadeia carbônica estão separados distintamente.

O que é o grupo Ativante e Desativante de um anel aromático?

Por exemplo, existem alguns grupos, denominados ativantes, que facilitam a entrada do próximo grupo substituinte e orientam as posições orto e para do anel benzênico. Já outros grupos, chamados de desativantes, dificultam a nova reação e orientam o grupo substituinte para a posição meta.

Em que ano August kekulé propôs sua representação do aromático?

Desse modo, os químicos alemães Joseph Loschmidt (em 1861) e August Kekulé Von Stradonitz (em 1866), sugeriram uma fórmula estrutural com seis átomos de carbono com ligações covalentes simples e duplas alternadas, que posteriormente foi modificada por Kekulé, onde as ligações duplas realizavam oscilações entre os ...

Quem descobriu os hidrocarbonetos?

O benzeno constitui o hidrocarboneto aromático mais importante para a Química Orgânica. A sua descoberta se deu em 1825 pelo físico e químico Michael Faraday (1791-1867) no gás de iluminação usado em Londres na época.

Quem criou a teoria da força vital?

Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno e, assim, é derrubada a Teoria da Força Vital.

Qual é a origem dos hidrocarbonetos?

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.

Quem descobriu a química orgânica?

Friedrich August Kekulé

Qual é a origem da química orgânica?

O termo Química Orgânica foi empregado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman. Segundo Bergman, os compostos orgânicos incluem substâncias de organismos vivos, enquanto que os compostos inorgânicos incluem substâncias do reino mineral.