O que é a escala MIF?

O que é a escala MIF?

A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...

Como usar a escala MIF?

A pontuação é feita ou por entrevista com o paciente e/ou cuidador, ou ainda pela observações direta do desempenho das atividades. A MIF apresenta boa confiabilidade, além de ser de fácil e rápida aplicação, porém tem sido discutida sua validação.

Como avaliar a capacidade funcional do idoso?

O Índice de Katz é um dos instrumentos utilizados para avaliar as ABVD e foi criado por Sidney Katz, em 1963, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo idoso 13. Katz S, Ford AB, Moskowitz RW, Jackson BA, Jaffe MW.

Para que serve a escala de depressão Geriatrica?

A Escala de Depressão Geriátrica (EDG) é um dos instrumentos mais freqüentemente utilizados para o rastreamento de depressão em idosos. Diversos estudos mostraram que ela oferece medidas válidas e confiáveis.

O que é teste de Tinetti?

O Teste de Tinetti classifica os aspectos da marcha como a velocidade, a distancia do passo, a simetria e o equilíbrio em pé, o girar e também as mudanças com os olhos fechados. A contagem para cada exercício varia de 0 a 1 ou de 0 a 2, com uma contagem mais baixa que indica uma habilidade física mais pobre.

Como é realizado o exame teste vestibular?

Consiste na observação da marcha, do aparecimento de tontura/vertigem com as mudanças de posição ou através da estimulação do labirinto com um pequeno jato de ar morno e frio. O exame é indolor e dura cerca de uma hora.

O que é sinal de Romberg positivo?

Um teste Romberg positivo sugere que a ataxia (falta de coordenação) é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do cerebelo.

Para que serve o teste de alcance funcional?

O teste de alcance funcional foi criado por Duncan com o objetivo de identificar as alterações dinâmicas do controle postural e uma ferramenta importante para avaliar se o idoso apresenta grandes riscos de quedas, e um teste de fácil aplicação e de baixo custo.

Qual das opções abaixo exemplifica três testes para o equilíbrio *?

28. Qual das opções abaixo exemplifica três testes para o equilíbrio? a) Teste da espiral, Índice de Barthel e TUG.

Mais tópicos