O que foi a Declaração de Caracas 1992?

O que foi a Declaração de Caracas 1992?

A chamada Declaração de Caracas foi proclamada, em novembro de 1990, pela Conferência Regional para a Reestruturação da Atenção Psiquiátrica na América Latina no contexto dos Sistemas Locais de Saúde (SILOS), convocada pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 1990).

Como citar a Declaração de Caracas?

DECLARAÇÃO DE CARACAS. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde, 1990. DELFINI, Patrícia Santos de Souza; SATO, Miki Takao; ANTONELLI, Patrícia de Paulo; GUIMARÃES, Paulo Otávio da Silva.

Qual a importância da Declaração de Caracas no atendimento aos portadores de sofrimento mental?

Que os recursos, cuidado e tratamento devem: Salvaguardar invariavelmente a dignidade pessoal e os direitos humanos e civis; Estar baseados em critérios racionais e tecnicamente adequados; Propiciar a permanência do paciente em seu meio comunitário.

Qual a importância da reforma psiquiátrica?

A Lei indica uma direção para a assistência psiquiátrica e estabelece uma gama de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais; regulamenta as internações involuntárias, colocando-as sob a supervisão do Ministério Público, órgão do Estado guardião dos direitos indisponíveis de todos os cidadãos brasileiros.

São considerados serviços substitutivos em saúde mental?

O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...

O que são serviços de atendimento em saúde mental e psiquiátrico?

Os serviços de emergências psiquiátricas relacionam-se com todos os serviços hospitalares e extra-hospitalares, possibilitando a organização do fluxo das internações e evitando sobrecarga da rede de saúde mental.

Qual é a causa que mais afeta a saúde mental?

Doença crônica, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, gravidez indesejada, pais adolescentes e envolvimento em casamentos prematuros ou forçados também são considerados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças de ordem emocional ou mental.

O que leva uma pessoa a ter problemas psicológicos?

Além de fatores relacionados com o mundo moderno, as doenças psicológicas podem ser desencadeadas por alguns fatores genéticos, problemas hormonais e bioquímicos, perdas, frustrações e decepções. É importante destacar também que alguns problemas ainda permanecem sem causa conhecida.

Quais são os fatores de risco para os problemas de saúde mental na infância?

Os fatores de risco para problemas de saúde mental a que as crianças e adolescentes estão expostos podem ser agrupados da seguinte forma: fatores biológicos, relacionados a anormalidades do sistema nervoso central, causadas por lesões, infecções, desnutrição ou exposição a toxinas; fatores genéticos, relacionados à ...

Quais são os principais problemas de saúde mental que afetam o desenvolvimento infantil?

Diversos distúrbios de saúde mental importantes, como depressão, transtornos de ansiedade e transtornos alimentares, costumam surgir durante a infância e na adolescência. Esquizofrenia e distúrbios de saúde mental relacionados (por vezes chamados distúrbios psicóticos) são muito menos comuns.

Quais os problemas da saúde mental?

Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

Como saber se a criança tem algum problema de saúde?

Sintomas de problemas psicológicos em crianças

  1. A criança está tendo mais dificuldade na escola.
  2. A criança está batendo ou intimidando outras crianças.
  3. A criança está tentando se machucar.
  4. A criança está evitando amigos e familiares.
  5. A criança está passando por mudanças frequentes de humor.

Quais são os problemas psicológicos mais comuns?

Quais são as principais doenças psiquiátricas?

  • Transtorno bipolar. Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtornos de Ansiedade. ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Somatização. ...
  • Problemas dermatológicos. ...
  • Doenças cardiovasculares.

Como saber se estou com problemas psicológicos?

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  • Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  • Está sempre ansioso ou tenso. ...
  • Humor se altera com facilidade. ...
  • Tem se afastado das pessoas. ...
  • Esquecimento frequente.

Quais os sintomas de um problema psicológico?

Doenças psicológicas mais comuns

  • perda de interesse ou prazer na vida e nas atividades do dia a dia;
  • tristeza generalizada;
  • sentimentos de culpa;
  • baixa autoestima;
  • distúrbios do sono;
  • mudança nos padrões alimentares;
  • cansaço constante e exaustão sem causa aparente;
  • falta de concentração.