O que é interdisciplinaridade e transversalidade?

O que é interdisciplinaridade e transversalidade?

A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. ... Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem estar inseridos em diferentes cenários de cada uma das disciplinas.

O que é transversal e multidisciplinar?

Quando falamos em educação transversal estamos nos referindo a certos temas que dizem respeito a questões importantes e presentes na vida cotidiana. ... Já a educação ambiental multidisciplinar busca a mesma coisa só que agregada a outras disciplinas do currículo escolar.

O que é ser transversal?

Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Com base nessa idéia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

O que é educação ambiental transversal e multidisciplinar?

Está em todos os documentos oficiais: a educação ambiental é um tema transversal e deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar. ... De modo geral, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. Enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

O que é educação ambiental multidisciplinar?

A multidisciplinaridade é a metodologia que interliga, de determinada forma, várias disciplinas para uma educação mais completa, todavia não há interpelações entre elas. É o ensino de diversas disciplinas conexas, mas efetuados por profissionais diferentes, sem que estes tracem um caminho metodológico em comum.

São características da educação ambiental não formal?

A educação ambiental não formal são “as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” (Lei 9.

O que é o ensino formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Qual a diferença entre o trabalho a ser desenvolvido em espaço escolar e não escolar?

A diferença entre o trabalho desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais formal de acordo a teoria, nos espaços não escolares o conhecimento acontece de forma mais natural de acordo com as necessidades do dia a dia, com as experiências de vida de ...

Qual a importância do pedagogo no espaço não escolar?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.