Como surgiu a psicanálise Scielo?

Como surgiu a psicanálise Scielo?

Há um artigo do próprio Freud, datado de 1904 e intitulado O método psicanalítico de Freud, no qual ele focaliza o problema da psicoterapia e, como faz em outros textos da época, afirma que a psicanálise é uma psicoterapia. A relação entre ambas é portanto da espécie ao gênero, da parte ao todo.

O que é Escuta flutuante?

A atenção flutuante é uma técnica e coaduna com o método psicanalítico na medida em que do lado do analista se espera uma disponibilidade psíquica para que a escuta acompanhe as associações do analisante naquilo que Freud chamou de “ocorrências”, ou seja, naquelas “[...]

O que falar na psicanálise?

Regra fundamental da psicanálise: o paciente deve falar o que vier à cabeça, sem pré-julgamentos. Essa é a regra de livre associação de ideias, ao que uma das primeiras pacientes de Freud batizou como sendo “limpeza de chaminé”.

Como se faz uma psicanálise?

Para se tornar psicanalista, é necessário ter formação de nível técnico e é desejável, após, a conclusão do curso superior. Não existe um curso de base obrigatório, mas algumas faculdades podem tornar a prática da psicanálise mais eficiente, e a abordagem mais específica.

Qual é a diferença da Psicanálise para a psicologia tradicional?

Além da graduação, outra diferença entre a psicologia e a psicanálise é que o psicólogo precisa se basear em uma linha teórica sólida para embasar o seu trabalho, ou seja, exclui o inconsciente e trabalha com aquilo que está posto. A psicologia também se aventura por outros ambientes para além do consultório.

Como saber se preciso de psicólogo ou psicanalista?

Diferenças entre as profissões
FormaçãoPsicólogoPsicanalista
PsicologiaNão exige graduação específica, apenas especialização na área.
AtuaçãoClínicas, hospitais, empresas, escolas etc.Clínicas
TratamentoVárias linhasPsicanálise
PúblicosIndividual ou grupoIndividual ou grupo