Qual a importância do desenvolvimento de valores sociais através da prática de esportes?

Qual a importância do desenvolvimento de valores sociais através da prática de esportes?

A cada dia cresce a importância do esporte como ferramenta de inclusão social; segundo a ONU, o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial (LIMA, 2010).

Como que podemos perceber a influência da sociedade nos esportes?

A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).

Porque o esporte une as pessoas?

Conclui-se que a atividade esportiva pode ser considerada como uma ferramenta eficiente de intervenção psicossocial, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, emocional e moral dos participantes.

Como o esporte pode socializar as pessoas?

A prática esportiva também auxilia no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes os capacitando a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Nesse processo, os jovens também adquirem essas habilidades e aprimoram competências esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas.

Como o esporte pode mudar a vida de uma pessoa?

Os benefícios que a prática de esportes faz à saúde são inquestionáveis: respiratórios, mentais, aumenta a confiança, melhora o sono, alivia o estresse e ansiedade, entre vários outros. ... Vamos conhecer agora pessoas que, pelo esporte, conseguiram uma educação e um estilo de vida melhor.

O que o esporte nos ensina de valores para a vida?

É base da educação, da saúde, da qualidade de vida, da cultura, da segurança e do desenvolvimento social. O esporte é educação porque tem um papel fundamental na formação dos valores dos cidadãos. ... Ou seja, valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.

Qual a importância das leis e direitos nos esportes?

Os principais são: Promoção da saúde física: quem pratica esportes, dá adeus ao sedentarismo e às diversas condições relacionadas e ele, como a obesidade e doenças cardiovasculares.

O que é esporte para portadores de necessidade especiais?

A prática de atividades física por portadores de deficiência física vem aumentando cada vez mais. ... Essa categoria de esporte consiste em adaptações, mudanças de regras, locais e materiais, que possibilitam a participação de pessoas com deficiências nas diversas modalidades da categoria.