O que foi ocasionado pela crise iconoclasta?

O que foi ocasionado pela crise iconoclasta?

Os Cristão do Oriente foi os que fizeram parte do Movimento Iconoclasta. Além de Leão III, seu filho Constantino V, em 754, propagou a destruição de imagens no Império Bizantino, fomentando assim, a causa iconoclasta que acabou durante o Concílio de Niceia II, no século IX.

O que é a questão iconoclasta?

Resumo: A controvérsia iconoclasta no Império Bizantino foi uma batalha em torno das imagens religiosas que ocorreu entre os séculos VIII e IX e que culminou na proibição das mesmas pelo então imperador Leão III.

Quais foram os principais destaques da arte bizantina?

Os principais destaques da pintura da arte bizantina foram os afrescos - pinturas feitas em paredes de igrejas –, miniaturas utilizadas para ilustrar livros e pinturas em painéis. Caracterizada pela temática cristã, as principais pinturas foram de imagens de Cristo e da Virgem Maria.

Qual a forma estilo de expressão da arte bizantina?

O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.

Quais os suportes utilizados na arte bizantina?

Como suporte emprega-se a coluna, com dois tipos de capitéis: o primeiro derivado do coríntio caracteriza-se pelas suas folhas espinhosas de acanto, distribuídas em duas filas de oito, e nele conseguem-se efeitos profundos de claro-escuro ao empregar-se tanto o cinzel como o trépano; o segundo, mais simples, é ...

Qual a inovação e novas tecnologias são utilizadas nas obras da arte bizantina?

Um dos destaques da arquitetura bizantina é a inovação do uso da cúpula, aplicada em diversas obras romanas. Por meio de um sistema de arcos, foi possível utilizar a cúpula em plantas quadradas, algo até então inédito no mundo. Essa cobertura ficou conhecida como cúpula sobre pendentes.

Quais eram os objetivos das imagens da arte bizantina?

A Arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia.

Quais eram as regras da arte bizantina?

Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram estabelecidas pelos sacerdotes para os artistas, determinando o lugar de cada personagem sagrado na composição e indicando como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos.

Mais tópicos