Como executar um termo de confissão de dívida?

Como executar um termo de confissão de dívida?

São eles:

  1. Dados do devedor e do credor (Estado civil, CPF/RG, endereço, profissão);
  2. Vencimento das cobranças da dívida confessada;
  3. Descrição, por extenso e em números, do valor a ser pago, bem como a especificação dos juros cobrados;
  4. Assinatura de duas testemunhas;

Como funciona contrato de confissão de dívida?

O instrumento de confissão de dívida é um contrato firmado entre duas ou mais partes, e constitui ao credor uma garantia legal para o pagamento do valor devido pelo inadimplente. Em outras palavras, é um instrumento jurídico que formaliza uma promessa de pagamento do devedor para o credor.

O que é um instrumento particular de confissão de dívida?

Ou seja, a confissão de dívida, por instrumento particular ou público, é documento válido para registrar uma obrigação que necessita ser cumprida por ambas as partes — credor e devedor.

O que é instrumento particular de confissão de dívida e outras avenças?

O instrumento particular de confissão de dívidas e outras avenças, constitui título líquido, certo e exigível, legitimando, destarte, o uso da via executiva para sua cobrança.

O que é escritura pública de confissão de dívida?

Trata-se de uma declaração unilateral de vontade na qual uma pessoa (devedor) reconhece que deve a outra (credor) valor determinado em dinheiro ou equivalente.

Quem pode ser testemunha em contrato de confissão de dívida?

Inicialmente refere-se que o contrato particular pode ser feito por qualquer pessoa capaz sem qualquer intervenção do Poder Público, assinados pelas partes e ao menos por duas testemunhas.

Como provar uma dívida?

O valor da dívida deverá ser escrito por extenso e também constar em forma numérica. Também poderá constar a forma e data em que o pagamento deverá ser efetuado, taxas de juros, entre outras especificações. Para ter validade jurídica o documento deve ser datado e assinado pelas partes envolvidas e duas testemunhas.