O que significa o termo de geografia?

O que significa o termo de geografia?

A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.

O que é uma situação geográfica?

Situações geográficas dizem respeito aos nexos entre horizontalidades e verticalidades nos lugares, precipitados de impulsos globais por um lado e, por outro, cristalizações de heranças de usos populares que se atualizam.

Qual é a posição geográfica do Brasil?

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.

Quais as principais características do território?

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.

Como a geografia foi definida inicialmente e quando surgiu?

Inicialmente, a Geografia foi definida como o estudo da superfície da Terra. ... No final do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), considerado o fundador da Geografia Moderna, classificou o conhecimento geográfico como uma das partes principais do conhecimento humano.

Onde surgiu o conhecimento da geografia?

Onde surgiu? O conhecimento geográfico sempre existiu, pelo menos desde que se tenha registros de homens no planeta Terra. ... Comumente se considera que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam ao contexto da Grécia antiga, em estreita relação com a Filosofia.

Como e onde surgiu a Geografia?

A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.

Quando e onde surgiu a ciência geográfica?

Considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, a geografia surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de história natural ou filosofia natural. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo.

Qual é o objetivo da ciência geográfica?

A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. ... Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

Quais foram os primeiros povos a fazerem uso da ciência geográfica?

Os primeiros povos a desenvolver a ciência geográfica foram os portugueses e espanhóis durante o período conhecido como As Grandes Navegações, onde portugueses e espanhóis embarbaram em suas caravelas e buscaram explorar o mundo.

Onde surgiram as primeiras escolas de geografia?

A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).

Como surgiram as primeiras escolas brasileiras?

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.

Quando surgiu a primeira escola pública no Brasil?

E isso ocorre formalmente em 1772, com a chamada reforma pombalina. Após a instauração dessas mudanças, o Brasil dá seus primeiros passos na criação de um ensino público. A desestruturação da escola jesuíta, porém, fez com que os índios perdessem espaço no sistema de ensino.

Como se deu o desenvolvimento da escola pública?

O Curso da história do ensino público primário no país se alterou com a proposta de organização curricular e administrativa, isso se deu com a implantação dos grupos escolares, essa modalidade escolar surgiu primeiramente na Europa e nos Estados Unidos.

Qual a origem da profissão de professor?

A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. ... Esses profissionais ou atuavam em escolas privadas ou vendiam conhecimento de forma independente.

O que significa a profissão de professor?

Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

Quem inventou a profissão de professor?

A profissão de professor é uma das mais antigas que existe. Há 25 séculos, o filósofo grego Sócrates foi professor de Platão. Sócrates não ensinava numa escola, mas em locais públicos, como praças e ginásios. Ele conversava com as pessoas, fazendo perguntas e provocando seus discípulos, o que os obrigava a pensar.

Como surgiu a profissão?

Antes da profissão surgiu o trabalho, que só mais tarde deu origem as primeiras profissões. No início, o trabalho era a luta constante pela sobrevivência principalmente para comer e se abrigar. ... E começaram a ter as primeiras famílias que vendiam produtos artesanias, dando inicio ao conceito de emprego e profissões.