Como se lê a palavra subsídio?

Como se lê a palavra subsídio?

A resposta tradicional à dúvida de João Augusto pode ser encontrada em dicionários e gramáticas normativas: a ortoépia (palavrão que quer dizer apenas pronúncia correta) de “subsídio” é com o som de s e não de z, como em “subsíndico”, “subsolo” etc.

É subsídio ou subsídio?

Pois bem, ela insistia numa regra de ouro: O s tem o som de /z/ quando está entre vogais. A ser assim, em subsídio não se justifica a pronúncia /subzídio/, afinal o s da segunda sílaba vem depois de consoante. Subsídio se lê como sítio, como silêncio. Mesma pronúncia de subsolo, de subsíndico.

Como se pronuncia análise?

A pronúncia das duas palavras é diferente. Em análise (a-ná-li-se) a sílaba tônica é o ná e em analise (a-na-li-se) a sílaba tônica é o li. O verbo analisar também deverá ser escrito com s, uma vez que é formado da palavra análise mais o sufixo verbal –ar.

Como se escreve análise ou análise?

Como se escreve analise Analise e análise são duas palavras corretas e que existem na Língua Portuguesa.

Como se escreve a palavra atualizar?

Significado de Atualizar verbo transitivo direto e pronominal Tornar atual, moderno, tendo em conta a época em que se vive: atualizar os programas do PC; ou se atualiza, ou não acompanha os filhos.

Como se escreve a palavra analisado?

Formação do verbo analisar Assim, o verbo analisar deve também ser escrito com s e não com z, bem como todas as suas formas conjugadas e as palavras cognatas de analisar. Palavras da mesma família: analisar, análise, analisável, analisador, analisado, analisante,…