O que representa a obra Os retirantes?

O que representa a obra Os retirantes?

Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

Quais objetos ou pessoas aparecem na obra os retirantes?

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, ...

O que as cores causam na obra os retirantes?

Na obra Os Retirantes, Candido Portinari expõe um estilo expressionista de pintura. Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.

O que transmitem as expressões das pessoas retratadas no quadro os retirantes?

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Que sentimentos os retirantes motivaram?

Que sentimentos os retirantes motivaram? “motivaram sentimentos de tristeza” (Luana), “Tristeza e dor” (Shirley), “Tristeza” (Edvirgem), “Sentimentos tristes e doentes” (Ana Paula).

Qual é o tema retratado pela obra retirantes?

O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.

Que relação tem essa informação com o tema da tela retirantes?

Na tela se tem o retrato da realidade dura vivida por uma família retirante, como retratado no realismo brasileiro. Na tela se tem também a idealização da vida e do amor, como fizeram os românticos. ... Na tela se tem a devastação de uma família em função da briga por terras, como retratado no parnasianismo.

Qual é a figura central da obra é o que mais chamou sua atenção?

1 Qual é a figura central da obra? O que mais chamou sua atenção nela? A figura central é uma criança esquelética, provavelmente morta (o que se infere pelo título da obra).

O que são os retirantes?

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Que tipo de denúncia Portinari nos faz perceber?

O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram. A obra tem profundo sentido social, e servia tanto para o seu tempo quanto para o nosso.

Quais são os sentimentos retratados nas obras de Candido Portinari?

Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor. Sua expressão plástica, aos poucos, vai superando o academicismo de sua formação, fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna.

Pode-se afirmar que o quadro Retirantes 1944 de Cândido Portinari?

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. ... Contribuíram para essa migração os problemas de cunho social da região Sul, com altas taxas de mortalidade infantil.

Como você interpreta a pintura que retrata a situação dos retirantes?

O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Retratar a miséria, de uma forma tão crua, é um modo de se posicionar contra ela. ... Ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras se desenvolviam, o campo era o palco da fome.

Como podemos relacionar o quadro de retirantes aos textos lidos?

A obra de Portinari Retirantes representa o povo nordestino , Portinari passa a mostrar a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país ( por isso o nome Retirantes - retirante é o homem nordestino que viaja de onde mora a outro lugar em busca de água e comida, ...

Quem pintou o quadro Os retirantes?

Candido Portinari

O que você vê o que a pintura representa?

O que você vê? O que a pintura representa? ... Por isso, podemos dizer que essa pintura procura imitar a forma como enxergamos uma paisagem.

Em qual desigualdade social o quadro Retirantes te faz pensar?

Resposta. A obra Retirantes representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o eles têm de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Portinari retrata com exatidão todo o sofrimento do povo brasileiro ,pois ele sofria com o sofrimento do seu povo.

Quem fez a obra de arte o grito?

Edvard Munch

O que significa a obra de arte o grito?

O quadro O Grito é uma obra de arte expressionista que simboliza a angústia e ansiedade do ser humano. Quadro O grito, de Edvard Munch. É uma das pinturas mais populares de todos os tempos e revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor.

O que significa a obra O Grito?

O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do artista norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-sol.

O que a pintura retrata o grito?

Edvard Munch (1863-1944). Pintor norueguês, um dos precursores do Expressionismo. Em 1893 pintou "O Grito", sua obra máxima, que retrata a angústia do artista em relação ao amor e à amizade. O quadro se tornou bastante popular, como símbolo do desespero humano.

Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra O Grito?

Resposta. O estilo do artista é o Expressionismo. (A emoção a flor da pele). A cena exposta na obra é disforme diante da dor do personagem que parece doente e com medo.

O quê Munch quis expressar através desse pungente grito?

O artista quis criar uma reflexão de nossa relação com a tecnologia. O artista quis criar uma reflexão em como não damos importância aos notebooks.

O que você sente quando depara com uma obra de arte?

Resposta. apreciar é saber olhar, é notar o que ela tem de melhor, é prestar atençao a maneira como vc se sente qdo exposto a ela. Qdo um autor cria uma obra (qq que seja) ele esta exprimindo um sentimento, se vc captar isso ja esta mais do que bom!

O que você sente ao observar uma imagem como essa?

Resposta. Resposta: A calma. Porque ele remete á um céu estrelado transmitindo paz e tranquilidade.

Que figura humana está simbolizada no quadro descreva a?

Resposta. Resposta: Uma pessoa espantada.

Qual o valor do quadro O Grito?

Com US$ 119,9 milhões, a obra "O Grito", de Edvard Munch (1863-1944), tornou-se a pintura mais cara da história a ser vendida em um leilão, nesta quarta-feira (2), caso se cumpram as previsões de que o quadro arrecade até 150 milhões de dólares.

Como podemos definir os artistas expressionistas?

Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.