adplus-dvertising

Quais são as etapas da avaliação psicológica?

Quais são as etapas da avaliação psicológica?

Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.

Qual o objetivo da avaliação psicológica?

Avaliação Psicológica. A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

Quais são as fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica?

São fontes fundamentais de informação: testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso pessoal da psicóloga e do psicólogo; e/ou entrevistas psicológicas, anamnese; e/ou protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo e/ou técnicas de grupo familiar.

Qual o principal instrumento em uma investigação psicológica é o que avalia marque a resposta certa?

A entrevista psicológica é o principal instrumento de investigação do psicólogo e possibilita uma investigação mais profunda do comportamento, pois é por meio de uma escuta especializada que o psicólogo analisa a personalidade dos avaliados, e com a interação pessoal é possível dirimir dúvidas, esclarecer melhor ...

Faz parte do processo de avaliação psicológica e deve ser utilizado em caráter inicial?

A entrevista psicológica deve ser utilizada em caráter inicial e faz parte do processo de avaliação psicologia. ... Opsicólogo deve, portanto, planejar e sistematizar a entrevista a partir de indicadoresobjetivos de avaliação correspondentes ao que pretende examinar.

Quais são os instrumentos que podemos utilizar na avaliação psicológica online validados pelo Satepsi?

No site do SATEPSI são apresentados, em duas abas, os instrumentos que podem ser usados pelas(os) psicólogas(os) na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser utilizados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes ...

Quem pode aplicar o teste psicológico?

Antes de continuarmos, é importante deixar claro que a aplicação de testes psicológicos é uma atividade que só pode ser realizada por psicólogos. Surgidos na década de 1880, as avaliações psicológicas procuravam identificar as aptidões humanas.

Porque só o psicólogo pode aplicar testes?

Com base nos pilares apresentados até aqui, a resposta parece ser sim, já que testes como o Teste Computadorizado de Atenção (TCA) são reconhecidos pelo SATEPSI como psicológico e, portanto, na prática profissional somente pode ser utilizado pelo psicólogo.

Como se pode normatizar um teste?

A padronização de um teste refere -se às condições de aplicação dos testes psicológicos, ou seja, a atenção dada à coleta de dados. Mesmo que o teste seja muito bom como tal se a aplicação não for cuidadosa poderá produzir resultados inválidos.

Quando um teste psicológico é considerado favorável?

Testes Psicológicos Favoráveis: são aqueles que a(o) psicóloga(o) poderá utilizar no exercício profissional, tal como previsto na Resolução CFP nº 009/2018 e no Código de Ética Profissional dos Psicólogos e que estão com parecer favorável emitido pelo CFP.

Em quais contextos pode se realizar um atendimento em avaliação psicológica?

Atualmente a avaliação psicológica é utilizada em diferentes contextos, seja no âmbito, organizacional, clínico, educacional, orientação profissional, jurídico, neuropsicológico, entre outros.

Quanto tempo vale um teste psicológico?

Onde diz que estudos referentes à padronização, validade e precisão devem ser revisados periodicamente, não podendo, o intervalo entre um estudo e outro, ultrapassar 15 anos.

Qual é a importância da busca de evidências de validade para os testes psicológicos?

A validade de critério busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa. Já a validade de conteúdo busca avaliar se o instrumento consegue medir uma amostra representativa de um domínio específico e finito de comportamentos.

O que é validade de constructo?

A validade de construto possibilita determinar se o teste é a melhor medida de algo diferente do que foi pretendido medir ou, então, se fornece elementos que não possuem efetiva conseqüência no processo de avaliação.