Qual a diferença entre rochas intrusivas e Extrusivas?

Qual a diferença entre rochas intrusivas e Extrusivas?

Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).

O que são Extrusivas?

As rochas extrusivas – também chamadas de vulcânicas ou afaníticas – são aquelas que se formam nas camadas mais altas ou na superfície da Terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões.

O que é uma rocha magmática intrusiva?

Rochas Magmáticas Intrusivas: também chamadas de "rochas plutônicas ou abissais", esse tipo de rocha ígnea é formado no interior da crosta terrestre e seu processo de formação é mais lento. Possuem uma textura fanerítica na qual se notam os cristais de cada mineral que a compõe.

Qual é a diferença entre uma rocha magmática Extrusiva como o basalto e uma rocha magmática intrusiva como o granito?

As rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são um dos três tipos principais de rochas. ... As rochas magmáticas intrusivas são as formadas abaixo da superfície, como é o caso do granito. E as rochas magmáticas extrusivas são formadas próximo à superfície, como é o caso do basalto.

Qual a diferença entre rochas e minérios?

As rochas são aglomerados e minerais. O mineral são as substancias que compõem as rochas. Os minérios são minerais que possuem importância para a humanidade, como os metais e as pedras preciosas.

O que são os minérios?

É um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).