Quais são os tender points da fibromialgia?

Quais são os tender points da fibromialgia?

Nessa doença, há pontos dolorosos específicos conhecidos como tender points (são descritos 18 tender points na literatura). Clinicamente, além da dor generalizada, há outros sintomas apresentados pelos pacientes, como sono não restaurador, fadiga, comprometimento da memória e rigidez articular.

Qual a diferença entre trigger points e tender points?

É importante ressaltar que os pontos-gatilhos são característicos da síndrome dolorosa miofascial (SDM), enquanto os tender points estão presentes na fibromialgia. A SDM acomete ambos os sexos igualmente e caracteriza-se por trigger points assimétricos e contração local à palpação.

O que é o trigger points?

Existem pontos que se tornam dolorosos quando ativados durante uma lesão em toda nossa musculatura esquelética. Estas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos são denominadas de trigger points ou pontos-gatilho. ...

Quais são os achados do exame físico de pacientes com fibromialgia?

Na fibromialgia não existem anormalidades óbvias ao exame físico, assim como exames laboratoriais e radiológicos são normais. É frequente a associação com depressão, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleias e outras síndromes funcionais.

Qual a utilidade dos exames laboratoriais e de imagem na fibromialgia?

São solicitados exames laboratoriais e de imagem apenas para descartar outros quadros que possam confundir o diagnóstico ou se somar à fibromialgia.

Qual é o melhor exercício para quem tem fibromialgia?

Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.

Quem tem fibromialgia pode pedir auxílio-doença?

Sim, a fibromialgia afasta pelo INSS. Logo, você pode sim pedir seu auxílio-doença por fibromialgia. O processo não é muito diferente de outros pedidos por conta de outras doenças. O portador da fibromialgia que estiver afastado do serviço por mais de 15 dias pode solicitar diretamente ao INSS seu auxílio-doença.

Qual o tipo de comida que faz mal pra quem tem fibromialgia?

ALIMENTOS A EVITAR

  • Ricos em oxalatos, como espinafres, acelga ou beterraba.
  • Ricos em purinas, como vísceras, carnes vermelhas e mariscos.
  • Ricos em gorduras saturadas, como carnes vermelhas gordas, produtos de charcutaria e de salsicharia, manteiga e lacticínios gordos.

Quem tem fibromialgia pode tomar leite?

Limitar o consumo de laticínios pode ajudar a aliviar os sintomas de fibromialgia. Isso ocorre porque muitos produtos lácteos contêm gordura saturada. As pessoas devem tentar optar por versões com pouca gordura ou alternativas de laticínios, como leite de soja.

Quem tem fibromialgia pode tomar café?

Bebidas energéticas e ricas em cafeína Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Porque a fibromialgia pode matar?

Não. A fibromialgia não pode levar à morte, porém os seus danos ao organismo e psicológico da pessoa, seus impactos são vistos principalmente nos aspectos pessoais e profissionais.

Quem tem fibromialgia pode fazer cirurgia?

Não há contra-indicação na realizacao de cirurgia plástica em pacientes portadoras de fibromialgia pela fibromialgia. Outros fatores tem que ser avaliados como contra-indicação para se realizar uma cirurgia, como diabetes descompensado, alem da concordância médica com a cirurgia.

Qual o nome do médico que cuida de fibromialgia?

O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia. Abaixo, o Dr. Silvio Almeida de Lima (CRM 27418 / RQE 17882), Médico Reumatologista do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, fala do diagnóstico e tratamento da Síndrome da Fibromialgia.

Quem tem fibromialgia têm dificuldade para engravidar?

Sendo assim, a pergunta é: pode ter-se filhos quando se tem diagnosticada fibromialgia? A resposta é sim, a fibromialgia não é incompatível com uma gravidez normal e com um bebé saudável.

Como aliviar dores de fibromialgia na gravidez?

Alguns estudos recomendam tratamentos para as grávidas com Fibromialgia as massagens, a prática de exercício físico (de forma lenta e gradual), yoga, meditação e descanso.

O que fazer para aliviar a dor da fibromialgia?

Em alguns casos, o médico pode recomendar uso de remédios para aliviar a dor e facilitar o sono. Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo.

Quais os sintomas da dor de parto?

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Mais tópicos