Como calcular a umidade ótima?

Como calcular a umidade ótima?

2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.

Qual a importância da umidade ótima na compactação dos solos?

Em umidades mais elevadas, a água propicia um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto. ... A partir de um certo teor de umidade, a compactação já não consegue expulsar o ar dos vazios. Isso acontece porque o grau de saturação já é elevado e o ar está ocluso, envolto por água.

O que é o Proctor normal?

O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.

Qual a influência da umidade na compactação?

O aumento do teor de umidade tende a aumentar a repulsão entre as partículas, e a produzir como conseqüência uma dispersão destas. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.

Qual a umidade ótima de compactação do solo?

Normalmente especifica-se o grau de compactação desejado para um aterro. Ex.: 95%, 98%, 100%.

O que acontece com um solo compactado com diferentes energias?

Um mesmo solo, quando compactado com energias diferentes, apresentará valores de peso específico aparente seco máximo maiores e teor de umidades ótimas menores, para valores crescentes dessa energia, o ponto se deslocará para cima e para a esquerda, conforme mostra a Figura 10.

Como saber se o solo está compactado?

Os sintomas visuais mais freqüentes notados em plantas cultivadas em solos compactados são: 1) emergência lenta da plântula; 2) plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais; 3) plantas de coloração deficiente; 4) sistema radicular raso e 5) raízes malformadas com maior incidência de pêlos ...

Quando o solo e compactado Procura-se?

4 O processo de compactação dos solos pode ser executado de forma manual ou mecânica e é feito tanto no laboratório quanto no campo; Quando o solo é compactado, procura-se atingir os seguintes objetivos: torna-lo um material mais “homogêneo”, aumentar o contato (entrosamento) entre as partículas sólidas e reduzir o ...

O que é energia de compactação?

Compactação no campo Para um dado equipamento, a energia de compactação é diretamente proporcional ao número de passadas e inversamente proporcional à espessura da camada compactada.

Quais os tipos de compactação do solo?

Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.

  • Compactação Estática.
  • Compactação Vibratória.
  • Compactadores de Percussão.
  • Rolos Compactadores.
  • Placas Compactadoras.

Como é determinado o grau de compactação?

O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.

O que significa 95 do Proctor normal?

Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.

O que é compactação de aterro?

As operações para execução de aterros compactados consistem nas operações de descarga, espalhamento, umedecimento ou aeração e compactação do solo proveniente de cortes ou áreas de empréstimo (vide Figura 2.

O que é e para que serve o diagrama de Proctor?

O ensaio de compactação Proctor é um método de laboratório para determinar experimentalmente a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.

Qual CBR ideal?

Já os solos grossos, como pedregulhos e as britas graduadas, situam-se em patamares de 50% a 100%, podendo atingir valores mais elevados. Como parâmetros de projeto, pisos e pavimentos rígidos requerem CBR > 8%, enquanto que os pavimentos flexíveis exigem valores de CBR > 12%.

Como é feito o ensaio CBR?

O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.

O que é CBR na pavimentação?

CBR ou ISC - Ensaios Geotécnicos - O Ensaio mais utilizado pelo Engenheiro de Pavimento. ... Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.

Como dimensionar um pavimento?

Exemplo: Dimensionar um pavimento flexível considerando os seguinte parâmetros pré-estabelecidos: As camadas de base e sub base devem ser consideradas como granulares....Quando o número “N” > 5 x 106, então:

  1. CBR >= 80%;
  2. Expansão

Mais tópicos