Qual a característica do Quinhentismo?

Qual a característica do Quinhentismo?

Principais características do Quinhentismo As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.

Qual é o contexto histórico do Quinhentismo?

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. ... A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.

O que é o contexto histórico?

O contexto histórico é o contexto que traz como principal componente o cenário histórico no qual o texto foi produzido. O contexto político, social, econômico ou cultural também ajuda na compreensão do texto.

Quem produziu os textos do Quinhentismo e com que intenção?

Os relatos escritos pelos autores exaltam o Brasil, com tom de deslumbramento e encantamento. Há também a produção da literatura jesuítica, obras que retratam a fé cristã com o objetivo de converter os índios. Dentre os autores e obras da época, destacam-se: Pero Vaz de Caminha (1450–1500).

Qual é o contexto histórico vivido em Portugal na época do descobrimento do Brasil?

Qual o contexto histórico vivido em Portugal na época do descobrimento do Brasil? ... O capitalismo mercantil e as grandes navegações, que impulsionaram a economia portuguesa e foram responsáveis pela busca de novas matérias-primas e novos territórios; 2. O Renascimento artístico, que mudou o pensamento medieval e 3.

O que não podemos afirmar sobre o Quinhentismo no Brasil?

Sobre o Quinhentismo, não se pode afirmar que * a) o europeu estava preocupado com as conquistas material e espiritual, do que resultou a literatura informativa e a dos jesuítas. b) foi uma literatura relacionada ao Brasil, refletindo visão de mundo, ambições e intenções do homem europeu.

Qual foi o primeiro documento literário escrito no Brasil e a quem se destinava?

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Qual o primeiro documento escrito da história do Brasil?

Carta de Pero Vaz de Caminha

Quem é o autor da carta para quem ela foi escrita?

Pero Vaz de Caminha

Quem é o autor da carta em que época e circunstâncias o documento foi escrito?

Explicação: A célebre "Carta do achamento do Brasil" foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500.

Qual era a finalidade da carta escrita para o rei Dom Manuel?

A carta foi redigida em 1° de maio de 1500 e tinha como finalidade informar ao rei de Portugal Dom Manuel sobre o "descobrimento" do Brasil, e apesar de ter sido escrita no século 16 foi descoberta muitos anos depois no século 18 por Juan Bautista Munoz (1745-1799).

Quando o rei de Portugal recebeu a carta?

Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente. ... A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro documento escrito da história do Brasil.

Como caminha descreve os indígenas?

Caminha descreve os indígenas da seguinte forma, por ordem de aparecimento na carta: Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. ... A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura.

Qual a descrição dos indígenas?

São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.

Como caminha descreve o clima?

Resposta: Ele descreveu a extensa área de vegetação do Brasil encontrada,mas também citou muito os índios , suas características , cultura e o sobre o encontro entre os dois povos ,portugueses e índios .

Como os índios eram descritos pelos portugueses?

Desde os contatos iniciais com os indígenas, os portugueses, de um modo geral, desenvolveram uma visão ambígua sobre eles. O próprio Caminha, em sua carta ao rei Dom Manuel, descreveu-os como "rijos, saudáveis e inocentes". Ao mesmo tempo, comparou-os com animais, chamando-os de "gente bestial e de pouco saber".

Como os índios eram vistos durante a colonização?

Os indígenas eram vistos pelos europeus como selvagens na maior parte do tempo, visto que seus hábitos de vestimenta e estilo de vida era completamente oposto aos valores cristãos dos colonizadores.

Porque os índios eram Diabolizados pelos portugueses?

Resposta. Os portugueses dividiam os índios em dois grupos: os "índios mansos" e os "índios bravos". Os índios "bravos" eram inimigos e faziam alianças com europeus inimigos: eram considerados estrangeiros, justificando as chamadas "guerras justas".

Como os nativos conseguiram meios para a sobrevivência?

Resposta: Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades.

Porque é importante nos preocuparmos com a sobrevivência da tribo Awá?

O desmatamento e ocupação ilegal que continuam acontecendo, prejudicam o povo Awá que precisa da floresta e seus recursos para sobreviver. A sobrevivência deles é de extrema importância para o Brasil e o mundo todo, pois são um dos poucos povos nativos sem contato direto com a civilização.

O que fazer para melhorar a situação indígena no Brasil?

Procura-se, portanto, intensificar as medidas de interdição da exploração predatória e ilegal de recursos naturais, de remoção de invasores, especialmente garimpeiros em terras indígenas, e a promoção da autossustentação e o desenvolvimento comunitário dos grupos indígenas.

Mais tópicos