Para que serve uma tomografia da face?

Para que serve uma tomografia da face?

A tomografia computorizada (TC) dos seios perinasais ou seios da face é um exame por imagem que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) como a sinusite, rinite, desvio do septo nasal (do nariz), entre outras.

Como é feito o exame de tomografia da face?

A tomografia dos seios face ou TC das cavidades paranasais é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo e indolor, que utiliza radiação (raio-x) para adquirir as imagens, frequentemente sem o uso de contraste endovenoso.

Qual a radiação de uma tomografia?

Porém, a dose de radiação empregada na tomografia computadorizada varia de 1,5 mSv a 6 mSv. Esses valores são bem menores do que aqueles identificados como prejudiciais, portanto a radiação médica não deve ser motivo para pânico.

Qual o limite de tomografias por ano?

Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura. A orientação é quanto menos, melhor. Estudos apontam que o risco de câncer aumenta quando a exposição à radiação, que é cumulativa, passa de 40 millisieverts (mSv).

Qual o tempo de uma tomografia para outra?

Fiz duas tomografias uma com contraste e outra sem, em um intervalo de 14 horas, Há riscos pra minha saúde? A exposição à radiação ionizante deve ser evitada sempre que possível. Os efeitos danosos da radiação são cumulativos e seus efeitos dependem da dose de irradiação.

Qual o tempo de uma tomografia?

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Pode beber água para fazer tomografia?

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TÓRAX COM CONTRASTE - Chegar 30 minutos antes. - Jejum de 6 horas de líquidos e sólidos. - Tomar normalmente as medicações prescrita pelo seu médico com um gole de água e trazer anotado o nome das medicações.

Qual preparo para tomografia de crânio?

A tomografia computadorizada de crânio só exige preparo quando precisar de contraste. Nesses casos, o paciente deve estar em jejum há pelo menos quatro horas. Nas demais situações, a alimentação ou ingestão de medicamentos (se houver) podem ser realizadas normalmente.

Precisa tirar a roupa para fazer tomografia?

O paciente não deve usar nenhum tipo de joia ou acessório de metal durante o exame, nem vestir roupas com botões ou zíperes. Normalmente, o hospital ou laboratório fornece um avental para que ele se troque no momento da tomografia.

Qual o perigo do contraste?

Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.