O que significa urinálise?

O que significa urinálise?

Uma urinálise, ou exame de urina, pode ser necessária na avaliação de distúrbios nos rins e trato urinário e também pode ajudar a avaliar distúrbios sistêmicos, como diabetes ou problemas no fígado.

O que significa tira reagente no exame de urina?

As fitas de urina, chamadas de dipstick, são tiras reagentes que podem detectar leucócitos esterase (LE) e nitrito.

O que é tira reagente?

As Tiras Reagentes Urinálises (Urina) são tiras plásticas as quais estão afixadas separadamente várias áreas reagentes.

O que significa bilirrubina positivo na tira reagente?

Sua presença na urina é observada quando há aumento da concentração de bilirrubina conjugada no sangue (> 1-2 mg/dL) e indica obstrução das vias biliares ou lesão de hepatócitos. Desta forma, a detecção de bilirrubina na urina é importante na suspeita de doenças hepáticas e na investigação das causas de icterícia.

O que é tira reativa?

As tiras reativas de urina constituem um meio simples e rápido de realizar dez ou mais análises bioquímicas clinicamente importantes, como pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, densidade e leucócitos(14).

O que é urina alcalina?

Urina com pH menor que 5,0 é ácida e urina com pH maior que 8,0 é alcalina. Diferentes laboratórios podem ter intervalos diferentes para valores de pH “normais”.

O que é a densidade da urina?

A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.

Qual é a densidade da urina?

Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025. Urina muito diluída pode ser sintomas de disfunções renais crônicas, enquanto a concentração em excesso pode denunciar carga de solutos aumentada – como em casos de desidratação.

O que é densidade baixa na urina?

Densidade: capacidade de concentração de substâncias sólidas diluídas na urina. Baixa, pode representar uso excessivo de líquido, até diabetes e hipertensão. Já alta densidade pode ser indicativo de desidratação, insuficiência cardíaca etc.

O que significa densidade 1015?

A densidade da urina varia também em enfermidades extrarrenais: diabete melito, diabete insípido e estados febris. Tornou-se hábito, em nossos meios, expressar a densidade da urina em milhar- 1.